3° temporada  de Caçadores de Trolls culmina na Batalha Final de Arcadia, contra as forças de Gunmar e a entrada de um ser tão antigo quanto o próprio Merlin.

A tão falada e conhecida obra máxima de Joseph Campbell e a leitura do monomito sempre estiveram presentes em várias aventuras que acompanhamos ao longo da vida. Os signos do herói estão todos ali em muitas obras de cultura Pop e não poderia ser diferente na obra que vamos falar agora, Caçadores de Trolls, criada por Guilhermo Del Toro, onde somos apresentados a todos esses conceitos básicos tão bem estabelecidos, que por serem lugar comum, acabam tendo grande facilidade de falhar em uma nova narrativa, pois já vimos tudo isso. Mas se tem uma coisa que podemos aprender com as obras desse mexicano louco é que decepção não faz parte de seu vocabulário. Ele nos presenteia com uma terceira temporada que fecha um ciclo dessa jornada de Jim Lake e seus intrépidos amigos em defesa de Arcadia.

Nesta etapa final, Gunmar (Clacy Brown) está livre, buscando a concretização de seu plano de dominação e para isso, ele busca a Noite Eterna, o ápice máximo que irá dominar Arcadia e permitir que Trolls possam caminha livre sem a interferência do Sol. Para a chegada da Noite Eterna, uma personagem é introduzida na trama, alguém de muitos nomes e mais antiga que a magia poderosa de Merlin usada por Jim, Morgana (Lena Headey), que está aprisionada a séculos, em uma derradeira batalha contra o Mago Merlin, mas esperou pacientemente o momento certo para surrupiar esse poder, através do Cajado de Avalon, e conquistar o poder do mago, para assim, conquistar a vitoria que lhe foi negada tantas vezes.

Falando em Merlin (David Bradley), o tutor de Arthur também aparece nesta temporada, onde é encontrado por Jim (Emile Hirsch), Toby (Charlie Saxton) e Claire (Lexi Medrano), apresentando o passado por trás de toda a trama das batalhas vividas e mostrando os caminhos a serem seguidos, fora, alguns presentes para o grupo de amigos e muitas incertezas dos caminhos a serem seguidos. Decisões difíceis principalmente para Jim que irá abri mão de tudo, para atingir a vitória plena contra Gunmar, Morgana e a horda maligna de Trolls que domina as ruas de Arcadia.

Algumas coisas apresentadas em obras de cultura Pop sempre me incomodam, como clichés narrativos que cansam, infelizmente em Caçadores de Trolls, eles estão ali. Como o amigo gordinho que é o alivio cômico, o bullyng, a menina linda e perfeita que nunca irá dar mole pro protagonista…mas no fim, fica com ele, o sábio tutor. Mas ao mesmo tempo que os clichés estão li, eles também são corrompidos e apresentadas novas facetas e isso agrega muito a obra como um todo. Jim é o herói falho sim, e precisa dessa ajuda tão importante. Tobys apesar de trazer em sua construção todo o arquétipo do alivio cômico tão comum em obras de cultura Pop, ele consegue evoluir como personagem, ser mais, ir além. Claire não é apenas a garota bonita e inalcançável a nossa herói, ela é uma guerreira, pronta para pular no abismo e lutar por seus amigos e família. O sábio tutor não é assim tão sábio, e mesmo a entrada de Merlin, não apresenta esse ser sábio que estamos tão acostumados. É alguém falho também, humano. Os personagens são extremamente poderosos e ao mesmo tempo, frágeis com todos os reflexos de humanidade que são inerentes a cada um de nós e isso traz um respiro de criatividade em conceitos tão estabelecidos.

Umas das perdas da série, foi na voz do personagem principal, Jim Lake. Jim foi dublado em suas duas primeiras temporadas por Anton Yelchin, que faleceu em um estranho acidente de carro em sua própria residência. A 3° Temporada é dedicada ao ator, que deixou uma lacuna na produção. O Ator escolhido para substituir Anton na voz de Jim foi Emile Hirsch, mais conhecido por viver o papel de Christopher McCandless no filme dirigido por Sean Pean, Na Natureza Selvagem.

Dois personagens são introduzidos nesta 3° temporada, mas mesmo sem arrancarem grande destaque, eles serão importantes para um obra futura que será um Spin Off de Caçadores de Trolls, são Aja (Já Maslany) e Krel (Diego Luna), eles serão os protagonistas de Below, um derivado da série que ainda está sem data de estreia, sendo que serão três derivados de Caçadores de Trolls.

“Pela gloria de Merlin, a luz do dia está sob o meu comando!”

Em uma narrativa emocionante e fluida, a terceira temporada (e pelo visto, segundo os anúncios, a última) de Caçadores de Trolls, enriquece muito o cânone desse universo, permitindo que todos os personagens cresçam e sejam aproveitados, de forma coesa e agradável, dando a todos o momento de brilho que cada um merece e precisa, algo muito complicado em uma serie com tantos personagens.

Ela chega ao fim, mas um fim com cara de começo, uma nova estrada a ser percorrida, não considero um fim, não, eles não iriam parar por ai, mas um até longo Jim Lake, Claire, Tobys e todos os grandes heróis de Arcadia, estamos aqui, ansiosos pelo retorno de vocês, pois a luz precisa brilhar no coração de cada um de nós.

“O destino é uma dadiva. Nunca esqueça que o medo é apenas o percursor da coragem e que fazer um esforço e triunfar perante o medo é ser um verdadeiro herói. Não pense…seja!”

Comentários