Baseado no webtoon Nossa escola agora (em uma tradução livre), derrubando e já mostrando ser a nova queridinha dos assinantes, o k-drama de zumbis da Netflix All of Us are Dead chegou ao streaming na última sexta-feira conquistando o Top 1 de obra mais assistida no mesmo dia, aqui no Brasil.
Sinopse: Em uma escola de Hyosan, um vírus criado por um professor se espalha em uma velocidade assustadora após uma aluna ser mordida por um rato de laboratório infectado. Um grupo de estudantes deve planejar, juntos, como sair da escola infestada de zumbis, sem serem infectados.
Um professor de ciências cria um vírus zumbi na tentativa de fazer com que o filho, que sofre com bullying, tenha mais coragem e enfrente quem o maltrata. Depois que uma aluna da escola em que trabalha é infectada, ele a faz de refém na própria escola, o que, claramente, é uma péssima ideia, pois no momento que o professor se afasta do local, a garota foge e conta o que aconteceu. É a partir desse momento que as coisas começam a fugir do controle dele, pois ela é levada ao hospital e ele, preso.
Se você pensa que a escola fica livre com o fato da garota ir para o hospital, você se engana. Antes da ambulância chegar, a enfermeira da escola é mordida de leve pela aluna. Isso é o suficiente para que ela seja infectada, e então temos o começo do cenário de apocalipse zumbi, com a escola sendo o marco zero dele.
Logo, quem vê os ataques na escola liga para a polícia para reportar o caso, mas as ligações são tratadas como trotes. Quando pessoas do hospital também começam a ligar, as autoridades ficam com as mãos cheias, e as ligações da escola Hyosan são esquecidas.
Com a temática tensa do apocalipse zumbi, o k-drama ainda traz alguns momentos de alívio cômico para o telespectador. Algo que também marca a história dos estudantes são os momentos de romance, que, por vezes, aparecem em momentos completamente inapropriados, como em algumas cenas em que personagens começam a falar sobre sentimentos amorosos enquanto perseguidos por uma horda de zumbis.
Ainda assim, a produção segue com bastante fluidez, e se tornou queridinha de todo mundo, estando no Top 10 de mais de 25 países em apenas três dias de estreia. Algo que está sendo pontuado é a semelhança com o webtoon em que o drama é baseado, que, mesmo tendo umas divergências situacionais, ainda segue sendo muito fiel ao original.
Como no filme Invasão Zumbi, a transformação de humanos em zumbis são detalhadamente coreografadas para causar aflição no espectador, e são executadas com grande sucesso. Já as partes dramáticas do k-drama ficam por conta de personagens que logo se tornam os inimigos de todos aqueles que assistem. Como o gângster ou velhinho de Round 6, ou o velho de Invasão Zumbi, alguns personagens que estão no ambiente para mostrar como uma pessoa pode ser egoísta e absolutamente cruel em momentos diversos, sobre vários tipos de pressão, seja social ou educacional. Os cliffhanger ao final de cada episódio também ajudam a deixar os espectadores ansiosos pelos próximos momentos da produção.
Algo a se mencionar é sobre certos temas abordados na produção, que podem tornar a experiência de aproveitar uma ótima obra em uma péssima experiência. Se você tem gatilhos com assuntos como bullying escolar, assédio e suicidio, talvez deva deixar de lado a vontade de assistir a série, já que os mesmos fazem parte de um bocado dos episódios. Mesmo não focando, só a leve pincelada nos assuntos pode causar desconforto.
Em entrevista dada ao Naver – portal de busca da Coreia-, o diretor da série All of Us Are Dead falou sobre a decisão de usar um elenco menos conhecido do público. “Achei que trazendo atores com ótimas atuações, mas ainda desconhecidos pelo espectadores, acrescentaria na sua imersão no drama,” ele explica. Uma maravilhosa visão, já que não traria experiências passadas de obra anteriores dos atores. Mas, para quem curte conhecer os atores, talvez alguns rostos sejam reconhecidos. Como no caso da atriz Lee Yoomi, que interpreta Nayeon, uma das alunas do colégio Hyosan. Ela fez parte do elenco de Round 6 como a participante 240.
Um gostinho de quero mais é deixado no último episódio, e mesmo com um arco bem fechado, é possível ver uma minúscula, mas existente, abertura para uma segunda temporada, porém é difícil saber se haverá uma continuação para o drama. É normal o streaming demorar mais de um mês para divulgar qualquer informação, mas o sucesso da série pode nos trazer uma boa notícia, como aconteceu com Round 6.
O drama contém 12 episódios com uma média de 1 hora de duração. All of Us Are Dead está disponível na Netflix.