Está preparado para a edição virtual do maior festival de cultura pop do mundo? Então marque na sua agenda: a CCXP Worlds: A Journey of Hope começará hoje (4/12), a partir das 14h e vai até domingo (6), com mais de 150 horas de conteúdo exclusivo e mais de mil artistas, incluindo Andy Garcia de O Poderoso Chefão, ZENDAYA e Sam Levinson da série Euphoria, Jessica Chastain e Penélope Cruz no painel da Diamond, os irmãos Joe e Anthony Russo, diretores de Vingadores: Ultimato, além dos prestigiados quadrinistas Neil Gaiman, Art Spiegelman e Tom King. Todos os conteúdos poderão ser acessados de forma gratuita por meio da plataforma https://www.ccxpworlds.com, desenvolvida com tecnologia dos games para transportar os fãs para um ambiente imersivo.
Os visitantes também poderão contar com uma série de atrações promovidas por estúdios, incluindo um Megapainel da Warner com seis horas de novidades, conteúdos da Globo com inúmeros lançamentos de Globoplay e convidados como Claudia Raia, Mariana Ximenes, Alexandre Nero, Lazaro Ramos e Tais Araújo, Seu Jorge, Marjorie Estiano; e das séries de sucesso internacional, como os atores Kristofer Hivju, de ‘Twin’, e Terry Crews de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’. Ainda haverá um estande virtual do Globoplay com experiências imersivas e muitas novidades.
Todo o conteúdo estará em uma plataforma especialmente desenvolvida para o festival com tecnologias do universo dos games. Pela primeira vez no mundo, um evento ao vivo vai usar a tecnologia Unreal (a mesma do Fortnite) para criar um cenário virtual em que 100 mil avatares irão reagir ao conteúdo divulgado pelos estúdios – os sons usados foram captados do espaço físico em edições anteriores para tornar a experiência ainda mais real.
Por meio de um mapa virtual 3D, inspirado em League of Legends, ainda será possível navegar por 12 mundos diferentes: Thunder Arena, Artists’ Valley, Oi Game Arena, Creators & Cosplay Universe, Omelete Stage by Santander, CCXP Store, Meet & Greet, Hollywood Strip, Chiaroscuro Studios, Iron Studios, Geek Hall e CCXP Tips. E mais: não terá fila ou limitação de pessoas por atração – inclusive o Thunder Arena, um dos auditórios mais disputados da CCXP. Tudo isso foi fruto do trabalho de uma equipe de 200 pessoas que trabalharam por quatro meses de forma remota para criar o maior festival de cultura pop do universo, inclusive Tatiana Leite, diretora de efeitos especiais brasileira que tem no currículo produções de Hollywood como “O Rei Leão”, “Animais Fantásticos” e “Capitã Marvel”.
Com a expectativa de impactar 100 milhões de pessoas em mais de 50 países, serão seis transmissões simultâneas – incluindo a Live das Lives, com todo o que acontece de melhor do festival sendo transmitido pelo Facebook e por influenciadores ao redor do mundo. Tudo estará em português e inglês, com opções de acessibilidade por meio de legendas ao vivo e de closed caption.
Todos os mundos da CCXP Worlds
Um meteoro caiu no deserto, abrindo uma cratera que se transformou no principal palco da CCXP Worlds: a Thunder Arena, que chega à edição virtual totalmente repaginada. A cenografia criada por meio de tecnologia Unreal colocará os novos apresentadores do espaço, Marcelo Forlani e MariMoon, em meio a 100 mil avatares que representam a diversidade do público da CCXP. Para lá também serão transportados os artistas dos principais estúdios do mundo, que participam de painéis contagiantes, tanto os fãs virtuais quanto os reais – já que os sons dos anos anteriores foram captados para representar a reação do público no local. Dentre os artistas confirmados estão os atores Henry Golding, Milla Jovovich, J. K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Amir Wilson. Para ter acesso a prévia da programação geral basta entrar neste link.
O Artists’ Valley será mais um ponto alto da CCXP Worlds. Com mais 500 artistas nesta edição, o público poderá aproveitar duas experiências diferentes. Será possível navegar por 536 mesas virtuais para interagir com artistas de 11 países e comprar trabalhos que representam a diversidade da área, com obras de temas como super-heróis, jornalismo, LGBTQIA+, charge, aventura, erótico e ficção-científica, entre outros. Na plataforma, os visitantes podem buscar as obras não só pelo nome do quadrinista, mas também por assunto, personagens, gênero etc. Cada artista terá uma página onde será possível conversar com o fã por chat e abrir a câmera para realizar sua própria live. Quem preferir, poderá aproveitar a programação do palco que vai reunir outros 146 artistas de peso, como Art Spielgman, Dave Gibbons, Jill Thompson, Jeff Lemire, Trina Robbins, Tom King e Emil Ferris. Entre os conteúdos, estão entrevistas exclusivas que prometem grandes revelações, batalhas de desenhos e muito entretenimento para os fãs.
A representatividade também é destaque no Creators & Cosplay Universe, que reúne dois espaços da CCXP em um único mundo. Conhecido como o local de interação entre fãs e os principais criadores de conteúdo da web, o Creators contará com conteúdos voltados para diversidade étnica, capacitiva, LGBTQIAP+ e etária. Comandado por uma dupla de apresentadores por dia – Lorelay Fox e Blogueirinha, Foquinha e Matheus Pasquarelli e Bielo e Samir Duarte – o espaço será ainda mais interativo e recheado de brincadeiras, talk shows, podcasts, espetáculos musicais e muito mais. O palco receberá ainda a grande final do Concurso Cosplay – no domingo, 6/12 – e haverá também workshops exclusivos para quem quiser ingressar neste universo.
A Oi Game Arena ganha um novo formato na CCXP Worlds. Além do já tradicional conteúdo competitivo, haverá painéis de mercado e conteúdo até de madrugada para ninguém ficar sem programação. Este ano, o espaço será apresentado por Gordox, Petar Neto, Bruna Balbino, Gab Zambrozuski, Ana Xisdê e Maah Lopes. Já o Omelete Stage by Santander é parada obrigatória para quem quiser saber o que pensam os influenciadores do principal site de cultura pop do Brasil. Na ocasião, o público também poderá saber mais sobre as novidades do Omelete e conhecer os novos apresentadores. E fã nenhum fica em casa e de sacola vazia. Além da CCXP Store, que terá produtos exclusivos da CCXP – como o pôster desta edição – também será possível olhar as vitrines no Geek Hall, onde estarão todas as marcas parceiras do festival. Além disso, haverá o Hollywood Strip, onde estarão as ativações das marcas que participam do desta edição. Para saber as dicas do que comer, como se vestir e estar totalmente pronto para a maratona do festival, o CCXP Tips é o lugar ideal.
Meet & Greet
Quem espera o ano todo para ter um encontro com seu ídolo terá duas opções de Meet & Greet virtuais. Será possível participar de uma chamada em grupo (com até 10 pessoas) de 45 minutos. Haverá ainda o encontro individual, que será uma chamada de vídeo privada entre fã e artista, com até 2 minutos de duração. Quem quiser ter uma recordação para guardar, poderá optar por receber um vídeo do seu artista preferido com um “alô” especial. Além disso, o fã ainda poderá comprar um autógrafo.
Parceria global com o Facebook
Pela primeira vez, a CCXP tem uma parceria com a rede social para exibição de conteúdo do festival. Durante todos os dias, será possível conferir ao vivo trechos dos principais painéis e conteúdos na Live das Lives, exibida na página oficial da CCXP no Facebook. Serão mais de 20 horas de programação em tempo real, além dos comentários oficiais do evento pela página do Omelete.
Outra novidade é que o desafio de cosplayers acontecerá com exclusividade no Reels pelo Perfil da CCXP no Instagram. Quem quiser participar, precisa apenas entrar no Reels da CCXP, usar o áudio original da CCXP Worlds e postar o seu vídeo marcando o Perfil da CCXP no Instagram com a hashtags #CCXPWorldsCosplay e #ReelsCCXP.
Em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas assistem a streamings de jogos todos os meses no Facebook. Para reunir essa comunidade, o Facebook Gaming e a CCXP vão promover um campeonato de três dias com diversos nomes dos games, como Gordox e Petar Neto, que será também transmitido na plataforma pela Página do The Enemy BR.
“Ter o Facebook entre os nossos parceiros vai nos ajudar a expandir ainda mais o conteúdo da CCXP Worlds. Apesar de todos os desafios que vieram com 2020, estamos criando algo totalmente inovador e é importante ter marcas que acreditam no potencial da experiência que estamos entregando ao público. Mais uma vez faremos algo único e levaremos o Brasil para o mundo”, celebra Pierre Mantovani CEO da CCXP. Ao todo, a CCXP Worlds tem cerca de 60 marcas e estúdios, presentes com conteúdos, vitrines e ativações.