A coluna Nerd Ale foi até uma tabacaria em São Paulo para harmonizar charutos com três deliciosos rótulos da Hausen Bier

Harmonizar cerveja (e qualquer outra bebida) com os mais variados tipos de comida é uma prática muito bem-vinda no mundo cervejeiro. Acertar no complemento significa levar a um novo nível a experiência do momento em questão, seja ele um churrasco de aniversário, um jantar de comemoração do primeiro salário ou até mesmo aquela visita informal na casa da amiga ou amigo. Há aquelas combinações mais fáceis de decifrarmos como batata frita + American Standard Lager (nossas velhas conhecidas Bhrama, Skol etc), e outras mais potentes como uma India Pale Ale (IPA) + carne vermelha ou hambúrguer.

É nesse contexto que trazemos o charuto para a pauta, pois o seu consumo também é relacionado a uma experiência diferenciada, e muitas pessoas gostam de combinar charuto + cerveja. Mas será que qualquer rótulo dá conta do recado? Certamente que não!

Fomos convidados para uma harmonização da Cervejaria Hausen Bier no Club D’ Orsay, uma tabacaria localizada em São Paulo. Lá, tivemos a oportunidade de combinar três rótulos da Hausen com o charuto Monte Pascoal Corona Safra 2011, que, segundo os especialistas da casa, é também uma boa opção para quem nunca havia experimentado um charuto na vida (condição do redator que vos fala). Confira pequenos imagens do evento na galeria, seguido pelos detalhes da experiência:

Basicamente, dividimos a experiência de fumar em três partes, sendo que na primeira você terá o aroma mais próximo do tabaco à frio (quando você degusta sem acender, um exercício sensorial recomendado). A segunda parte é perceptível quando os sabores se modificam, proporcionando maior intensidade conforme se encaminha para a terceira e última parte da degustação. Dessa forma, vamos dividir o período de harmonização em três fases, de acordo com cada rótulo:

  1. Keller: uma lager alemã com 4,8% de ABV, possui coloração dourada e aspecto turvo por não ser filtrada. Seu aroma e sabor se dá principalmente pelos lúpulos alemães na receita. Seu corpo médio e leve amargor (30 IBU) colaboram para destacar mais o sabor do charuto no início da degustação.
  2. Vienna: a intenção agora é intensificar o aroma para a segunda parte do charuto com o caráter tostado e caramelado dos malter usados na Vienna Lager da Hausen Bier. Ela possui 5% de ABV e cor âmbar. Seu baixo amargor (22 IBU) combina com essa etapa da harmonização, pois nesse quesito o charuto se destaca mais no paladar.
  3. Dunkel: para a parte mais intensa do charuto, a Hausen indicou sua campeã Dunkel, que confere através dos maltes sabores que remetem a chocolate, café e caramelo.

Veredicto: Por ser minha primeira experiência harmonizando charuto e cerveja, preciso alertar para que não tomem meu julgamento como o mesmo de alguém que já faz isso há mais tempo. Mas o saldo foi muito positivo, tanto individualmente ao degustar o charuto (levaram algumas tentativas até conseguir fumar com segurança) quanto às harmonizações sugeridas pela Hausen Bier. A Keller ofereceu uma boa entrada, ao passo que a Vienna (meu rótulo favorito dessa cervejaria) teve suas virtudes um pouco escondidas devido ao paladar já permeado pela defumação. A balança se equilibrou melhor quando a Dunkel entrou em cena, oferecendo sensações mais intensas com o caráter torrado e o terço final do charuto.

Para futuras combinações de charuto e cervejas da Hausen, eu tentaria começar pela Vienna logo de cara, ou então harmonizar apenas com a Dunkel, só acendendo o charuto depois de alguns goles da cerveja para identificar melhor os aromas e sabores que o charuto traz para o jogo. Indo ainda mais adiante, também tentarei a combinação com uma Imperial IPA (com amargor extremo) e uma Russian Imperial Stout, pelo nível alcoólico mais elevado e a drinkability (capacidade de beber) baixa, talvez acompanhando melhor a velocidade para se fumar um charuto.

Para finalizar, segue na galeria alguns personagens da nossa cultura nerd que curtem um bom charuto:

A Hausen Bier é uma cervejaria localizada em Araras – SP. Confira a página no Facebook e no Instagram para saber dos lançamentos e mais detalhes dos seus rótulos. Voltaremos num futuro próximo para falar sobre outros estilos!

Comentários