O novo herói do DC Studios, Besouro Azul, chega aos cinemas no dia 18 de Agosto de 2023 e conta com Xolo Maridueña (Cobra Kai), e a brasileira Bruna Marquezine (Deus salve o Rei) e o comediante George Lopez (Rio e Missão quase impossível). Dirigido por Angel Manuel Soto e roteiro de Gareth Dunnet-Alcocer, o filme contará a história do jovem Jaime Reyes (Maridueña) encontrando o simbionte Escaravelho e ganhando poderes.
Parece tudo meio Homem-Aranha, né? Porém, calma lá. Nosso chefinho James Gunn gostaria que contássemos isso por partes.
Onde tudo começou?
Em uma jogada bem ousada, a DC colocou um dos seus heróis secundários estrelando o que promete ser um baita filme da franquia. Porém, pasmem: o Besouro Azul é mais antigo que o próprio Capitão América. Em 1939, a HQ Mystery Men Comics #1 trouxe nosso besourinho, pela primeira vez, na narrativa de Dan Garret, um jovem que honra a morte de seu pai combatendo o crime.
Nos anos 40, o Besouro Azul se tornou sucesso nas rádios americanas até cair no esquecimento perto da metade do século. Um herói que combate o crime sem poderes, mas encontra um escaravelho enterrado no Egito que muda sua vida. No entanto, a narrativa do herói seguia o padrão de combater o mal da época da Segunda Guerra Mundial.
Em 1966, na HQ Capitão Átomo #83, um ex-aluno de Garret assume o manto do seu professor. Ted Kord era o novo Besouro Azul da época, porém sem o escaravelho. Você deve lembrar dele pela presença de sua dupla que deu o que falar em Liga da Justiça Sem Limites: Gladiador Dourado. Apesar disso, o escaravelho estava soterrado no Egito e foi encontrado por alguns pesquisadores. Logo, o apetrecho ficou sob custódia da Liga da Justiça, mas se perdeu na cidade de El Paso, durante uma luta entre Shazam e Espectro.
Jaime Reyes: o atual Besouro Azul
O futuro amor da personagem de Bruna Marquezine mora com os pais e é apenas um estudante, porém aluno e protegido de Ted Kord. Após a morte do seu professor, Jaime encontra o Escaravelho e cria uma certa interação com o objeto. Para fins de roteiro, os escritores decidiram mudar o núcleo dos poderes: o Escaravelho não seria só algo místico, e sim um dispositivo tecnológico da raça alienígena Reach.
Porém, é claro que para um latino em solo estaduniense a vida não ia sorrir assim de graça. O Escaravelho de Jaime se chama Khaji Da e está com defeito, já que acredita que batalhar e lutar não é a solução para acabar com super vilões. Assim, para que a simbiose se complete, e nosso protagonista adquira seus completos poderes, é preciso passar um dos maiores dilemas da humanidade: interação e comunicação.
Logo, essa se torna uma das grandes premissas da jornada do nosso herói. Jaime e o Khaji Da passam a maior parte do tempo se desentendendo e não conseguem aproveitar 100% dos poderes. Mesmo assim, o Besouro Azul se torna membro da Liga da Justiça Jovem, Jovens Titãs e da Liga da Justiça.
Posteriormente, o herói ganhar um arcabouço rígido de inimigos. Entre eles está Besouro Negro e La Dama, sendo o primeiro o arquinimigo do nosso protagonista. Jaime ainda passa por grande experiências entre o multiverso da DC, chegando até ser treinado pelo próprio Ted Kord.
Poderes
O bom é que nem tudo é briga. Apesar dos conflitos, Jaime consegue fazer o uso de alguns poderes oferecidos pelo Escaravelho:
- Superarmadura: oferece uma resistência incrível ao portador;
- Telepatia: Jaime e o Escaravelho conseguem se comunicar telepaticamente;
- Superforça: Consegue levantar mais de três toneladas com as próprias mãos;
- Voar: O dispositivo oferece duas asas para que seu portador possa voar livremente por aí;
- Canhões de energia: A brand do Besouro dispara raios de energia através de dois canhões que também estão incorporados no uniforme;
- Superinteligência: Consegue traduzir e falar qualquer tipo de dialeto (inclusive de qualquer raça alienígena);
- Fator de regeneração: Cura feridas até 3x mais rápido.
A expansão
Mais do que tudo, é preciso saber qual a trama do Besouro na linha do tempo da DC Comics. Em um determinado momento, Jaime Reyes encontra Danielle, a neta de Dan Garrret, que pede que o o dispositivo do avô seja devolvido. Porém, como Khaji Da se prende à coluna do portador, isso acaba sendo impossível.
Logo após esse acontecimento, Jaime é levado à Expansão, civilização alienígena que criou o objeto. É neste império que nosso herói descobre que o plano da raça alienígena era apresentar o Besouro Azul e seu hospedeiro como heróis aos humanos e então, dominá-lo para controlar a Terra. Porém, esse plano encontra muitas ameaças, entre elas a presença da magia e dos amigos de Jaime.
Besouro Azul por aí
Mesmo sendo um personagem secundário, o Besouro Azul já fez história nas grande adaptações da DC Comics. Aqui vai uma lista de referências e mídias em que você pode encontrar nosso besourão:
- Jaime já apareceu em Smalville;
- O Besouro Azul é um grande protagonista da 2ª temporada de Justiça Jovem;
- O herói aparece nos jogos Injustice 2 e Lego Batman 3: Beyond Gotham
- No Arrowverse, as indústrias Kord são referenciadas;
- O Besouro Azul também aparece em Liga da Justiça vs. Jovens Titãs e Jovens Titãs: O Contrato de Judas.
O filme
O protagonismo de Jaime Reyes vai gerar uma narrativa dinâmica para a história. A sinopse é basicamente a história do rapaz encontrando coma a relíquia e aprendendo a usa-la. Em tradução livre ao texto da CBM:
“O recém-graduado Jaime Reyes (Xolo Maridueña) retorna para casa cheio de esperanças para o futuro, mas descobrirá que seu lar não é mais o mesmo. Enquanto ele busca seu lugar no mundo, o destino intervém quando Jaime inesperadamente encontra um antigo artefato alienígena: o Escaravelho. Quando o ítem escolhe Jaime como hospedeiro, o jovem ganha uma incrível armadura, capaz de poderes extraordinários e imprevisíveis, mudando para sempre seu futuro quando o jovem se torna o herói Besouro Azul.”
No filme, nossa brasileira Bruna Marquezine interpreta Penny, co-protagonista e par romântico de Jaime Reyes, o Besouro Azul, interpretado por Xolo Maridueña.
Assista ao trailer:
Ok DC might have something with Blue Beetle pic.twitter.com/ZXk285xbtu
— philip lewis (@Phil_Lewis_) April 3, 2023