Jogar boardgames é um prazer maravilhoso e um hobbie incrível ( apesar de caro ), mas existem certas coisinhas que nos tiram do sério. Nesse texto gostaria de focar em algo muito comum e muito irritante que aparece em diversas mesas de jogos de tabuleiro pelo mundo: O Alpha Player.

Resultado de imagem para alpha dicionario

Para quem não sabe do que se trata, Alpha Player é aquele jogador que quer mandar na jogada de todo mundo, fica dizendo o que cada um quer dizer e não deixa ninguém tomar decisões. Apesar de ser uma criatura mais comumente encontrada em ambientes de jogos cooperativos, existem casos raros de Alpha Players em jogos competitivos, isso mesmo! Inicialmente vamos focar no modelo mais comum para ir para o mais raro.

Mas quem são os Alpha Players? Do que se alimentam? Porque são tão chatos? Geralmente esse tipo de jogador é alguém já experiente naquele jogo cooperativo e já sabe todas as regras, artimanhas e estratégias vencedoras para combater aquele jogo. Até aí tudo bem, a pessoa sabe mais e quer ganhar, porque pouca gente jogar pra perder né… Mas o poder e o conhecimento acabam subindo a cabeça do Alpha e ele acaba tomando todas as decisões e mandando nos outros. Isso acontece em jogos que as ações de todos são extremamente importantes para a vitória, um deslize pode acarretar a derrota.

Resultado de imagem para rick grimes meme
Ok boss…

Mas como lidar com esses jogadores? Felizmente alguns jogos já trazem em suas mecânicas algumas estratégias para lidar com os Alpha Players. Hanabi parece ser a melhor opção para isso. Nesse jogo, as cartas de cada jogador são viradas para seus companheiros e você as joga de acordo com dicas dos mesmos, sendo proibida qualquer outro tipo de comunicação durante a partida. Outro bom exemplo é em X-Com ouy outros jogos em tempo real, a agonia e stress em completar ações rapidamente é tão desesperadora que cada jogador está ocupado com seus próprios problemas de luta contra o tempo e não existe espaço para ficar mandando nos outros. Resumindo, se você quer fazer um bom jogo cooperativo que seja a prova de Alpha Players, tente pensar em mecânicas como limitação de comunicação entre os jogadores ou decisões em tempo real.

Resultado de imagem para hanabi cardgame
Aquela agonia de não poder falar nada…

Algumas regras da casa podem ser criadas para evitar alpha players, sempre tendo cuidado para não quebrar o jogo. Uma boa estratégia que algumas pessoas usam é limitar a comunicação, como vimos no parágrafo anterior, por exemplo, os jogadores só podem se comunicar com aqueles que estão no mesmo local ou perto deles dentro da temática do jogo. O problema dessa regra é que ela pode tornar a maioria dos jogos cooperativos muito mais difíceis do que eles já são, pois a cooperação e troca de informações é algo essencial para a vitória.

Uma estratégia mais social é a de usar regras como “você só pode falar no seu turno” ou “você só pode falar caso outra pessoa peça sua opinião”, eu sei que pode ser difícil de se controlar e também do jogador da vez pensar em pedir para outro jogador o ajudar mas talvez possa resolver em alguns grupos.

Resultado de imagem para deadpool wolverine origins
Dá vontade que algumas pessoas fossem assim…

Existem alguns jogos que realmente pedem um alpha player e isso é um problema de mecânicas. Esses jogos só funcionam mesmo quando todos os jogadores tem o mesmo nível ou alguns deles não se preocupam muito em serem ajudados durante o seu turno. Um coop bem famoso que tem esse problema é o Robinson Crusoe, apesar de ser um ótimo jogo, a sua dificuldade e mecânica de jogadores fazerem ações em conjunto pede que haja uma cooperação 100% entre os players, acarretando que alguém controle tudo e tente resolver os puzzles sozinho. Lendas de Andor também é outro jogo que parece dar uma autonomia individual mas também é um grande quebra-cabeças que precisa ser feito com muito cuidado ou a derrota é iminente. Apesar disso, dar personagens com habilidades diferentes para cada jogador é uma boa estratégia que pode ser usada, pois cada um vai ficar prestando atenção no que pode fazer e dar ideias durante a partida.

Quando aquele Alpha Player tá falando demais…

O fenômeno do Alpha Player é tão aparente que existem até mesmo jogadores que mandam nos outros em jogos competitivos. Isso pode acontecer quando alguém está ensinando alguém a jogar ou até com uma má fé desgraçada, colocando o jogador menos experiente contra outros jogadores a fim de se beneficiar com o resultado final. Completamente maligno.

Mas acredito que, como na vida real, a melhor solução é o diálogo. É importante ficar definido antes da partida que é bom evitar dar dicas e jogar pelos outros jogadores, principalmente quando temos jogadores menos experientes. Caso isso aconteça no meio da partida, é importante que o culpado seja chamado a atenção de forma tranquila, sem gerar brigas, pois muitas vezes aquela pessoa não pretendia estragar o jogo dos outros, é algo natural querer ganhar e dá uma agonia ver gente fazendo merda enquanto o jogo vai pro buraco. Converse com seu grupo e procure uma forma melhor de evitar problemas.

 

Patrocinado

Comentários