Jogos de plataforma 3D passaram por uma montanha-russa nas últimas décadas. No fim dos anos de 1990, eram literalmente o futuro dos jogos e, depois de muito tempo esquecidos, finalmente voltaram aos holofotes, com nomes conhecidos entrando em 3D pela primeira vez e muitas novas aventuras independentes, com novos mundos e personagens. Koa and the Five Pirates of Mara faz parte das duas categorias: é um novo jogo indie, que aproveita os personagens e cenários de Summer in Mara, mas que traz um gameplay completamente diferente — e um resultado muito mais satisfatório.
A história mostra a protagonista Koa (e seu amigo Napopo) em uma versão mais fofinha e chibi, andando pelas ilhas do arquipélago de Mara, tentando concluir um desafio de seus amigos piratas: encontrar todos os mapas escondidos em cada região do mar, enfrentando os desafios que cada um criou. Não é realmente uma trama incrível — é mais uma desculpa para andar por cada fase e piruletar por aí. No grande espectro de plataformas 3D, acho que o mais próximo que consigo pensar é Super Mario 3D Land: fases em 3D mais lineares, focados em mecânicas nível a nivel, com colecionáveis em lugares escondidos. A falta de inimigos é a grande diferença, só com obstáculos como espinhos ou penhascos presentes.
Não há power-ups ou novos poderes desbloqueados com o tempo. Você tem um botão pra pular e um botão pra correr: se começar a correr depois de pular, você rola, e se pular enquanto rola, você dá um grande mortal pra frente. Parece simples, mas é o suficiente para Koa simplesmente correr como uma pequena criança veloz por qualquer fase. Dá pra ver o carinho e o tempo gasto na hora de programar a movimentação da protagonista, porque provavelmente é um dos movimentos mais responsivos e gostosos de jogar entre dezenas de platformers 3D indies por aí. Até mesmo as fases de água são muito satisfatórias de jogar, o que é praticamente um milagre dado o histórico do gênero.
É engraçado como Koa and the Five Pirates of Mara tenta realmente ser tanto um jogo para iniciantes no gênero quanto para speedrunners em potencial. Terminar a história principal (e pegar os coletáveis) não é muito difícil e a quantidade generosa de checkpoints (que ainda pode ser aumentada) diminuem bastante a frustração e a torna uma aventura bem tranquila. Ao mesmo tempo, todas as fases são cronometradas, com medalhas para melhores tempos, para os que querem treinar cada vez mais para fazer runs cada vez mais rápidas e perfeitas. Acho que o único público que não vai ser tão contemplado são os que buscam um desafio extremo de plataforma, mas ele faz muito bem o que promete.
A grande pena é que o jogo é relativamente curto. Cada conjunto de fases ou “mapa” que você coleta é composto de 3 a 5 fases, com uma fase “chefe” no final, que pode ser uma batalha de chefe mais convencional ou um corredor de desafios de plataforma. Os coletáveis são usados para conseguir novas roupas para Koa, ou melhorar a ilha principal do jogo, mas são todos cosméticos (porém são muito fofos!). Algumas fases especiais, como corridas e minigames de procurar tesouros, são legais também e complementam bem o jogo. Não é um pacote focado em quantidade, mas em qualidade, e isso se mostra em cada momento.
Mesmo que curto, Koa and the Five Pirates of Mara tem uma atmosfera bem legal em seus cenários, que misturam tropicalidade com robôs e outras parafernálias mecânicas. Algumas fases podem se misturar na cabeça e nem todas são tão memoráveis, mas tudo é muito colorido e divertido de conhecer. Os personagens também são bem carismáticos, mas boa parte das interações confiam que você jogou Summer in Mara antes e sabe que esses personagens já se conhecem e têm alguma relação. É difícil se conectar com o que está acontecendo caso você não tenha jogado antes (o meu caso), mas o design deles é bem legal, pelo menos.
Pode não ser uma obra-prima inovadora ou algo do tipo, mas Koa and the Five Pirates of Mara com certeza foi uma experiência muito, muito divertida. Com mecânicas bem focadas na velocidade, mundos coloridos de verão e algumas outras coisinhas aqui e ali, a aventura de Koa para se tornar uma pirata é uma boa pedida para quem só quer curtir um jogo de plataforma 3D sem muito compromisso (ou está procurando seu próximo desafio de speedrun). Os desafios podem ser pequenos, mas a diversão em ver uma pequena menininha correndo por aí é o que ele sabe fazer de melhor: “Que os ventos de Mara sejam gentis com você!”.
Koa and the Five Pirates of Mara chega ao PC (na Steam), ao PS4 e PS5 (na PlayStation Store), ao Xbox One e Xbox Series (na Xbox Store) e ao Nintendo Switch no dia 27 de julho.
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelos desenvolvedores para a produção deste texto.