Depois de cinco semanas nos cinemas do Japão, The Boy and the Heron (“O Garoto e a Garça”, em tradução livre), novo filme animado de Hayao Miyazaki, continua sendo um sucesso de público.
Segundo o Anime News Network, o filme já vendeu mais de 4.6 milhões de ingressos e arrecadou cerca de 6,983 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 47,8 milhões) nas bilheterias japonesas.
Depois de adotar um modelo de divulgação e marketing nada convencional no Japão – não recebendo material promocional, como trailers, imagens e outras informações, as primeiras imagens do filme animado estão chegando aos poucos.
“The Boy and the Heron” deve chegar aos cinemas dos EUA no último trimestre deste ano, e as primeiras imagens oficiais devem aparecer nos festivais – com isso tem uma chance significativa da animação concorrer ao Oscar 2024.
“A história se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Masato Maki, um menino que perdeu a mãe em um incêndio, se mudou para o interior com o pai e sua madrasta – que se parece exatamente com sua falecida mãe. O jovem passa a morar em uma mansão onde sete senhoras excêntricas o servem. Próximo à mansão, há uma torre em ruínas que foi construída por um tio que amava histórias, mas que desapareceu de repente. Guiado por uma garça que consegue falar, Masato embarca em uma aventura em um mundo misterioso”.
Produção do Studio Ghibli, o filme animado tem Takeshi Honda, de “Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar” e “Evangelion”, como diretor de animação; Yoji Takeshige, de “Vidas ao Vento”, na direção de arte, e Joe Hisaishi, que trabalhou com Miyazaki em diversos trabalhos, assinando a trilha sonora. Kenshi Yonezu, que interpretou as aberturas “Kick Back“ de “Chainsaw Man”, e “Peace Sign” de “My Hero Academia”, canta o tema musical da animação “Chikyūgi” (Globe).
O último filme de Hayao Miyazaki foi “Vidas ao Vento”, de 2013. Ele está se aposentando aos poucos. Há pouco tempo, o Studio Ghibli lançou o filme “Aya e a Bruxa”, com a direção de Goro Miyazaki.