Esse post deveria ser uma Crítica do filme Anabelle 2: A Criação do Mal, mas me senti incapaz de ter uma opinião formada coesa do filme porque não consegui assistir o mesmo de forma satisfatória. Ontem fui ao cinema aqui próximo da minha casa e tive uma péssima experiência realmente horrorosa, e posso te garantir que não foi por causa da boneca maldita. O terror que atingiu meu ser foi por causa das conversinhas, piadas, comentários, risadas e outras intervenções durante as cenas mais tensas do filme, estragando assim qualquer experiência que eu poderia ter vivido.

Filmes de terror, mais do que qualquer outro, precisam que o espectador esteja completamente imerso na sua obra. Essa imersão é construída utilizando diversos recursos cinematográficos como efeitos sonoros, trilha sonora, diálogos, atuações, fotografia e até mesmo o silêncio. Tudo isso é pensado (ou deveria ser) durante a pré-produção de um longa para abraçar o espectador e lhe passar uma experiência mais imersiva possível. Cada nuance da cena, cada silêncio que antecede um susto ou barulho está ali com o propósito de gerar um vazio tanto de som quanto de percepção, para que o público preencha com seus maiores medos e expectativas sombrias. Quando esse silêncio é quebrado com piadinhas, toda essa tensão é destruída e vai precisar de muito esforço para ser novamente construída.

Resultado de imagem para scary movie cinema gif

Os mixadores e editores de som de Anabelle 2 poderiam ter ficado em casa, pois o seu trabalho foi completamente arruinado na minha sessão. Não existia silêncio, não existia criação de tensão e até mesmo alguns diálogos dublados se perderam em meio ao barulho em que a sala se envolveu. Eu gosto muito de assistir filmes blockbusters na pré-estréia, é muito divertido ver o filme com pessoas vibrando e rindo juntas, mas isso só funciona com alguns tipos de filmes. Longas de ação, por exemplo, não sofrem muito com risos, piadinhas ou vibrações dos espectadores ( no limite do possível ), mas filmes de terror precisam de uma atmosfera para funcionar. Imagine que você está em um corredor escuro sozinho e em silêncio, agora imagine que está nesse mesmo corredor com mais 5 pessoas fazendo piadas e rindo. Qual dos dois parece mais assustador?

Resultado de imagem para people in cinema gif

Claro que essa minha experiência foi somente uma amostra grátis ( na verdade eu paguei pelo ingresso ) da falta de educação que atinge nossa sociedade e as salas de cinema. Pessoas chegando atrasadas, fazendo barulho com comida em cenas silenciosas, conversando, ligando o celular, filmando a tela, colocando o pé na sua cadeira, fazendo piadas e comentários óbvios, tudo isso estraga a experiência de quem quer realmente ver um filme e, pasmem, eu experienciei tudo isso na minha sessão de Anabelle 2… foi realmente um filme de terror que deixaria Stephen King aterrorizado. Eu realmente não consigo entender como uma pessoa paga caro por um ingresso de cinema para não assistir o filme. Eu gostaria de avisar para essas pessoas que ficar no whatsapp é de graça do lado de fora da sessão, elas não precisam ligar seu celular e estragar a experiência de outras pessoas enquanto pagam por isso.

Eu já não sou muito fã de filmes de terror, eu preciso realmente que o filme me compre para que eu goste dele. E nas salas de cinema isso está ficando cada vez mais impossível. A solução agora é ver esses filmes em casa ou esperar que os cinemas tomem atitudes mais drásticas pois, se tem algo que a vida me ensinou, é que a última coisa que devemos esperar do ser humano é bom senso.

PS: Sobre o Anabelle 2, eu não assisti o filme na melhor das condições, mas duvido que eu gostaria dele mesmo vendo em casa. As atuações das meninas são realmente muito boas mas o filme aposta em sustos baratos e previsíveis.

Patrocinado

Comentários