5 Ótimas Cenas de Filmes com Bob Dylan

Como fã dessa lenda, é até difícil achar palavras para descrever a importância de Bob Dylan para a música e cultura pop em geral. Eu só me sinto agradecido por viver no mesmo planeta que esse monstro e gostaria de comemorar esse dia 24 de maio, seu aniversário, com uma lista de cenas de filme usando suas músicas, sempre de forma magistral. As músicas de Dylan tem uma emoção e narrativa tão forte que cabem em diversas cenas e melhoram demais as mesmas, se tá com dúvida de qual cantor usar em seu filme, vá de Bob Dylan.

Vanilla Sky – 4th Time Around

É sabido que a versão americana de Abra seus Olhos é inferior à original mexicana. Mas a habilidade de Cameron Crowe em usar músicas em seus filmes torna essa cena de Vanilla Sky muito linda. A grande sacada aqui é que na cena Tom Cruise e Penelope Cruz estão andando em Greenwich Village abraçados exatamente igual a capa do cd The Freeweelin Bob Dylan, uma grande homenagem. Escute a linda música abaixo.

Alta Fidelidade – Most of the time

https://www.youtube.com/watch?v=7zdzJKVrsVk

Alta Fidelidade é uma das melhores comédias românticas que tive o prazer de assistir. Ela é cínica, realista e rima com a música como poucos filmes fazem. Essa cena em que o personagem principal realmente percebe as merdas que faz na chuva enquanto toca Bob Dylan é catártica.

Bônus: Ainda temos Jack Black sendo Jack Black falando sobre Blonde on Blonde.

Pat Garret e Billy the Kid – Knockin’ on Heavens Door

Dylan escreveu todas as músicas desse épico do velho oeste e a música citada se tornou uma das mais importantes do século XX, ganhando versões em vários idiomas. A canção conversa muito com a cena, uma das vantagens de ter sido escrita especificamente para ela.

Não Estou Lá – Going to Acapulco

Essa biografia surrealista de Bob Dylan é uma piada interna feita somente para fãs, quando vi pela primeira vez não entendi quase nada e assim que o filme terminou eu o assisti novamente com os comentários do diretor, quando se conhece a história cheia de metamorfoses do cantor, o filme se torna perfeito. Foi difícil escolher somente uma cena no filme que tem diversas performances de Dylan ou covers, mas essa sempre me toca de uma forma bem emocionante. Todo o clima surreal do interior no início do século XX e a voz sofrida de Jim James tornam essa sequência melancólica que bate lá na alma.

Watchmen – The Times Are Changin

https://www.youtube.com/watch?v=aVUDdQS2UxA

Eu não tenho vergonha de dizer que foi essa cena que me tornou um fã incondicional de Dylan. Zack Snyder sabe dirigir muito bem videoclipes e essa sequência inicial de Watchmen resume bem o background do mundo, possui vários easter eggs e um estilo único. A obra de Alan Moore já possui algumas referências ao Dylan e Snyder conseguiu trazer bem elas para o seu filme.

Bônus: Essa cena foda com Jimmy Hendrix cantando All Along the Watchtower, considerado o melhor cover de todos os tempos. A música foi tirada da cena como citação de Moore nos quadrinhos.