5 ferramentas que empoderam o consumidor

A tecnologia digital mudou a vida de seus usuários para sempre graças à oferta de ferramentas e aplicativos que deram a eles o poder, o direito e a liberdade de escolher o serviço do seu interesse. Com o Uber, não é mais preciso estender o polegar e esperar um taxista parar; com o Netflix, não é mais preciso acompanhar a programação fixa da TV; e com o Spotfy, ninguém precisa esperar sua música preferida tocar na rádio de hora e hora.

Mas para muito além dessas possibilidades já bem conhecidas pelos usuários, startups brasileiras apostam em novos modelos de negócios e desenvolvem ferramentas inovadoras que dão aos cidadãos o poder de contratar o serviço mais conveniente para satisfazer uma série de outras necessidades do dia-a-dia. É a tecnologia que empodera o consumidor, tirando o poder de decisão dos fornecedores e levando-o para o usuário final.

Conheça algumas dessas ferramentas empoderadoras na lista abaixo:

GoPharma

Emergências relacionadas à saúde podem acontecer a qualquer hora e lugar. Saber onde conseguir determinado medicamento, independentemente da localização, é uma facilidade que o app gratuito GoPharma oferece aos seus usuários. Com ele é possível não apenas saber onde estão as farmácias mais próximas, mas também qual o estabelecimento tem a maior probabilidade de ele achar o produto que está sendo buscado. Após analisar a distância e o tempo levado para checar à farmácia, o usuário é quem decide onde ele vai comprar o seu remédio.

NDays

Se faltar comida na geladeira, não é mais preciso se deslocar para o supermercado e enfrentar longas filas para fazer uma cesta básica de consumo imediato. A saída é acessar a NDays, plataforma que funciona como um e-commerce de produtos com data de vencimento ou prazo de utilização próximos do fim. Por ela, os clientes acessam um e-commerce em busca dos itens, reservam e realizam o pagamento, tudo de forma online. Para facilitar, o consumidor pode optar por receber sua compra no endereço desejado.

Nerd2Me

Em caso de problemas com o computador, o negócio é recorrer ao nerd2.me, site que leva o nerd particular – aquele sujeito que é expert em tecnologia– para resolver problemas técnicos de forma rápida e descomplicada. Pela ferramenta, o solicitante acessa o site, descreve o caso e passa os dados para contato. Em seguida, a equipe filtra o melhor profissional para auxiliar e os dois passam a conversar. A partir de então, é combinado com o cliente data, horário, valores e ponto de encontro, que pode ser em casa ou em algum lugar público. O pagamento do serviço é realizado online diretamente para empresa e após o atendimento ser concluído.

InstaCarro

Acabou o tempo em que o cidadão era obrigado a pechinchar um preço justo enquanto negociava seu carro com uma concessionária ou loja de veículos usados. Graças à InstaCarro, o jogo inverteu: a plataforma funciona como um leilão de carros usados onde a concessionária ou loja interessada dá seu lance e, ao final, arremata quem oferece mais. Nesse jogo, todos os envolvidos ganham: o vendedor que encontra o melhor preço para o seu carro rapidamente e as lojas e concessionárias que passam a usar a InstaCarro como estoque virtual, comprando o carro que precisam no momento que precisam, e, assim, evitando má alocação de capital, o que permite que elas possam pagar mais por cada carro.

HotelQuando

Nada mais desconfortável do que se ver obrigado a passar 24 horas dentro de um hotel apenas por desencargo de consciência depois de desembolsar uma fortuna para pagar uma diária. Pensando nisso, o site HotelQuando criou um modelo inédito de reservas online de hotéis que permite ao usuário reservar seu quarto por períodos de 3, 6, 9 ou 12 horas a um preço justo. O usuário também é quem decide a que horas gostaria de entrar e sair no hotel, fugindo dos padrões petrificados de check-in e check-out na hotelaria tradicional.