Marcelo Campos Pinto acredita que o futuro das plataformas de streamings está cada vez mais perto dos esportes. E vice-versa. “Antes de 2020, quando começou a pandemia, o público estava habituado às transmissões de jogos pela TV, em especial, a aberta.
No entanto, agora, tanto pela competitividade entre streamings, quanto pela necessidade dos clubes de gerar receitas crescentes, antevejo que, em breve, os esportes ao vivo também estarão nos aplicativos de OTT distribuídos via internet”, avalia o fundador do Sportsview.
“A migração dos esportes ao vivo para os streamings seria uma realidade”
No passado, Marcelo Campos Pinto já havia previsto que, com a popularização da internet em smartphones, a migração dos esportes ao vivo para os streamings seria uma realidade. “Porque esse modelo de transmissão não te obriga a ter uma internet em casa, o que tem um custo alto. Hoje você pode acompanhar o seu time pela tela do celular, com o seu pacote 3G, 4G, por exemplo”, explicou.
Para o fundador do Sportsview, o futebol, sem dúvida, vai seguir esse caminho. E, pontua, “será o grande diferencial em termos de captação e retenção de assinantes nas plataformas de streaming”.
“Hoje, o grande concorrente da TV aberta são essas plataformas de streaming abertas tais como Facebook e Youtube. O que ainda prende o espectador à TV aberta e fechado é o conteúdo ao vivo. Porém, o consumo mudou”, assegura.
“O esporte ao vivo é de fundamental importância” diz Marcelo Campos Pinto
Recentemente, Marcelo Campos Pinto chegou a afirmar que uma das grandes falhas da Netflix, que viu seu império perder assinantes, é não ter investido no esporte ao vivo. “O esporte ao vivo é de fundamental importância para qualquer empresa que oferte produtos pagos.
Amazon Prime Video, Star+, Paramount +, HBO Max e Apple TV+, concorrentes diretos concorrentes diretos da Netflix, têm, em seus portfólios, várias competições com jogos ao vivo”, disse.
Para o futebol brasileiro, salienta Marcelo Campos Pinto, o mercado de streaming é essencial. “É preciso abrir as portas do mundo digital que tem, como todos sabemos, oportunidades infinitas de desenvolvimento de produtos e engajamento de torcedores”, afirma um dos maiores responsáveis pela reformulação do Campeonato Carioca, que hoje transmite seus jogos em diversas plataformas.
“Quanto mais as competições estiverem próximas dos torcedores, maior o valor comercial delas. Essa é a matemática. Esse é o futuro”, completa.