copa do mundo copa do mundo

Copa do Mundo do Qatar: Previsão Espanha x Costa Rica

A Copa do Mundo está prestes a começar, com o anfitrião Qatar pronto para enfrentar o Equador sul-americano no Estádio Al Janoub, na partida de abertura do torneio no dia 20 de novembro. As fases de grupos estarão então em pleno andamento por quase duas semanas, com Camarões contra o Brasil e Sérvia contra a Suíça encerrando os procedimentos iniciais em 2 de dezembro. 

No entanto, há muito para se esperar no espaço dessa quinzena. Particularmente no Grupo E, onde gigantes europeus e ex-campeões mundiais Espanha e Alemanha foram atraídos ao lado do Japão e da América Central Costa Rica. Sem margem para erros em nenhum desses jogos do grupo, é imperativo que a Espanha – que é a quinta favorita para o título se você estiver procurando uma aposta no campeão da copa do mundo – comece com uma vitória contra a Costa Rica no dia 23 de novembro. 

Parece uma conclusão inevitável antes mesmo do apito final, com os centro-americanos tendo apenas 5,9% de chance de vencer a La Roja no Estádio Al Thumama em Doha. Dito isto, vamos ainda dar uma olhada nas duas equipes antes da partida de abertura da Copa do Mundo deste ano.

Espanha

Após uma fase de transição após suas vitórias consecutivas no Campeonato Europeu e o sucesso na Copa do Mundo no início deste milênio, os espanhóis parecem poder ser novamente sérios candidatos ao título este ano.

Eles chegaram às semifinais da Euro 2020 cerca de 18 meses atrás, perdendo apenas para a eventual campeã Itália nos pênaltis, e com sua equipe jovem ganhando muita experiência desde então, a equipe de Luis Enrique deve ser capaz de ir longe no Oriente Médio.

Enquanto a França, a Alemanha e a Inglaterra lutaram em suas recentes campanhas na Liga das Nações, a Espanha é uma das poucas seleções européias de ponta a entrar no torneio com um pouco de ímpeto – liderando seu grupo para chegar à final do próximo ano, no que será uma tentativa de ganhar a prata depois de perder para a França em Milão em 2021. 

A preocupação é que este torneio ainda possa vir muito cedo para a jovem equipe espanhola, que tem uma média de idade baixa e pouca experiência. 

Costa Rica

Uma das surpresas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Costa Rica não é estranha a ter um grupo difícil depois do que conquistou há oito anos – superando a classificação com duas vitórias e um empate apesar de ter sido sorteada contra o Uruguai, a Inglaterra e a Itália.

Eles precisarão ter um desempenho semelhante e não ter uma repetição de 2018 – quando não conseguiram vencer nenhum de seus três jogos da fase de grupos – se quiserem atordoar aqueles que procuram um apostar em Espanha x Costa Rica com a Betfair e progredir do grupo. 

A equipe de Luis Fernando Suárez também não está na pior forma, já que a sorte mudou nas eliminatórias da CONCACAF após um início lento que os viu vencer apenas uma das sete partidas iniciais – indo em uma série invicta de sete jogos, seis de cada terminaram em vitórias – incluindo vitórias impressionantes sobre o Canadá e os Estados Unidos.

O goleiro Kaylor Navas, do Paris Saint-Germain, é o jogador mais destacado, mas ele pode passar um mau bocado entre os paus.