Durante séculos, o dinheiro foi a base das transações financeiras e ainda desempenha um papel crucial na economia global. No entanto, muitos estudos revelam que o dinheiro em espécie vem declinando há muitos anos. De acordo com um estudo britânico, as transações em dinheiro diminuíram quase trinta e cinco por cento desde o início da pandemia da COVID. A negociação de Bitcoin nunca foi tão fácil com bit bitcoinera.
Entretanto, as transferências eletrônicas também existem há muito tempo, com cartões de crédito respondendo pela maioria das transações online. A idéia de que eles poderiam pagar pelas coisas instantaneamente e prometer pagar a uma instituição terceira no prazo de um mês em vez de o fazer imediatamente atraiu muitas pessoas.
Ainda assim, os sistemas de pagamento e as necessidades dos consumidores têm evoluído ao longo dos anos. Hoje, os clientes precisam de sistemas de pagamento que sejam convenientes, rápidos e seguros. E é aí que entra a Bitcoin. A maioria das pessoas sente que as criptomoedas como a Bitcoin são catalisadoras de uma nova revolução de pagamento que terá impacto nas mudanças profundas nas transações online.
Como a Bitcoin irá impactar os pagamentos online
A Bitcoin tem inspirado transformações significativas nos sistemas de pagamento. Ela convenceu os governos da possibilidade de moedas digitais. Em 2021, El Salvador fez da Bitcoin uma moeda com curso legal. Eis como a Bitcoin influenciará os pagamentos online.
Transações Low-cost
As soluções tradicionais de pagamento online estão sujeitas às regulamentações governamentais. Isso significa que bancos e processadores de dinheiro devem utilizar outras instituições para processar pagamentos. Além disso, essas instituições também cobram encargos adicionais dos clientes, incluindo custos de retirada e taxas de manutenção de conta. Esses custos impactam uma carga financeira substancial sobre os clientes.
A Bitcoin resolve esse problema eliminando os intermediários das transações. Ao contrário das transferências bancárias, os pagamentos Bitcoin ocorrem exclusivamente em uma rede peer-to-peer, sem qualquer terceiro. Além disso, os usuários da Bitcoin não exigem contas bancárias para fazer transações, eliminando os vastos custos cobrados pelos bancos e processadores de dinheiro. Isso garante taxas de transação relativamente mais baixas do que transferências bancárias ou cartões de crédito.
Autonomia do usuário
Embora existam várias opções de pagamento online, os prestadores de serviços estão sob os regulamentos do governo e dos bancos centrais. Um dos requisitos críticos para utilizá-los é que a pessoa que envia ou recebe o pagamento deve revelar sua identidade real ao prestador de serviços. Então, a empresa também compartilhará essas informações com os outros provedores de serviços em suas redes para processar pagamentos.
Tais restrições impedem a confiança dos clientes, expondo-os a vários riscos, incluindo roubo de identidade. Bitcoin é uma moeda descentralizada não vinculada à regulamentação governamental ou ao banco central. Assim, ela permite que as pessoas enviem e recebam pagamentos em todo o mundo sem intervenção externa. Além disso, os usuários da Bitcoin não precisam revelar suas identidades reais para fazer transações.
A Bitcoin permite que seus usuários até mesmo transacionem anonimamente, dando a você plenos direitos e controle sobre seu dinheiro.
Pagamentos flexíveis e rápidos
A Bitcoin permite que empresas e indivíduos façam transações sem o inconveniente de carregar muito valor em dinheiro. A Bitcoin permite aos usuários pagar por bens e serviços online com apenas um clique de um botão. Assim, você não precisa esperar pela aprovação do banco para enviar ou receber dinheiro, garantindo maior comodidade. As transações em Bitcoin geralmente demoram apenas alguns minutos para serem processadas.
Os usuários de bitcoin podem escolher entre hardware e carteiras online. As carteiras permitem que os usuários enviem, recebam e armazenem fundos de acordo com sua conveniência. Além disso, você pode fazer transações através de uma carteira pessoal ou de uma plataforma de negociação de criptomoedas.
Os comerciantes estão adotando cada vez mais a Bitcoin em seus sistemas de pagamento. As estatísticas também revelam que os consumidores globais estão rapidamente adotando as criptomoedas como um método de pagamento mais conveniente, seguro e de baixo custo. A Bitcoin ainda é um conceito novo para a maioria das pessoas, mas tem um enorme potencial para revolucionar os pagamentos online.