inglês
Zona Fantasma

5 dicas para ler em inglês

CosmoNerd

2 maio, 2015

Oi, galera!

Hoje vim trazer pra vocês algumas dicas pra quem quer começar a ler em inglês!

Sei que parece um complicado, e confesso que eu mesma me enrolei bastante no começo, mas depois que você vai se adaptando, tudo vai fluindo mais fácil.

1.Comece agora!

Não espere até que você seja bom de inglês para começar a ler, use a leitura para aprender mais e melhorar o domínio da língua. Afinal, ninguém nasceu sabendo ler não é? Muito menos em outra língua. Com o tempo, você vai melhorando e poderá ler livros com vocabulário mais complexo. 

2.Menos é mais  

Não adianta querer começar lendo um livro com ortografia antiga demais ou muito complexo, sei que algumas vezes podemos pensar que isso vai ajudar a compreender a gramática da língua etc, mas não é bem assim. Os livros foram mudando assim como as pessoas mudaram, então, se você pegar um mais antigo, dificilmente conseguira compreender outros livros mais novos, e também as gírias usadas atualmente . Comece por livros mais novos, que abordem assuntos do seu interesse e que tenham um vocabulário mais simples. Se tiver algum autor que você já goste, melhor ainda! Vale também escolher livros que você já tenha visto o filme ou o seriado, porque assim você já está ambientado e acostumado com a narrativa e fica mais fácil focar na língua. Vá até a livraria, folheie, procure, leia e faça uma escolha legal, assim você terá mais motivação e não vai desistir da língua por causa do livro, ou vice-versa. Existem livros com vários níveis de inglês e vale até mesmo pegar livros infantis. Não tenha pressa, o importante é começar. Just do it!

3.O todo e não uma parte        

O maior erro que algumas pessoas cometem quando começam é querer saber o significado de cada palavra, mas isso acaba deixando qualquer leitura arrastada e cansativa demais. Em vez disso, leia o parágrafo inteiro e tente entendê-lo como um todo. Você vai perceber que, fazendo isso, você vai ficando cada vez mais familiarizado com a língua e vai conseguir atribuir significado às palavras através do contexto, antes mesmo de olhar a tradução. Quanto mais você pensar em inglês e parar de traduzir tudo ao pé da letra, mais domínio você tem da língua!

4.Frequência

Você não precisa ler vários livros, mas tente ler todos os dias, mesmo que seja somente algumas páginas, tenha uma meta. Quanto mais contato você tiver com a língua no seu dia-a-dia, mais facilidade você terá para aprender e continuar aumentando o nível de dificuldade das suas leituras.  Acrescente músicas, filmes e seriados, tudo isso te ajudará a compreender também as gírias e aprender tudo de um modo mais dinâmico.

5.Leve para o dia-a-dia  

Enquanto estiver lendo um livro, ou até mesmo quando terminá-lo, comece a reparar mais no que você aprendeu. Veja como aquela palavra ou expressão aparece em diferentes contextos, por exemplo. Se você encontrá-la em outro lugar (o que vai acontecer), como em uma revista ou um seriado, tente perceber qual o significado dela ali, como ela foi utilizada e se você conseguiu lembrar dela ou entendê-la sem precisar olhar no dicionário. Sabe quando você está interessado em alguma coisa e começa a reparar mais nela em todo lugar? É a mesma coisa com inglês! Uma das coisas mais legais é você pegar um livro novo e perceber que você consegue entendê-lo, porque aprendeu aquela determinada expressão ou palavra no livro anterior. Não pare de pesquisar, ler e se interessar, porque o conhecimento é algo que vai sendo construído aos poucos. Quanto mais você ler, melhor você vai ficar! Faça tudo no seu tempo e lembre-se que resultados lentos são bem melhores do que nenhum resultado. Então confie em você e comece logo!

Então é isso, galera! Espero que essas dicas tenham ajudado vocês e que vocês possam começar logo a ler em outras línguas, não só em inglês.

Até o próximo!

Deixe um comentário