Com o banimento da rede social Twitter (X) no Brasil, a empresa pode perder até 40 milhões de usuários ativos nos próximos meses.
Com o Twitter fora, a rede Bluesky ganhou até 2 milhões de novos usuários na última semana. De acordo com GZH, o número supera o Threads, rede social da Meta, que possui 3,3 milhões de contas ativas, até o momento.
A disputa entre X e o governo brasileiro começou em abril, quando o Juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, exigiu a remoção de sete contas que postavam desinformação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Elon Musk, um autointitulado “absolutista da liberdade de expressão”, não atendeu aos pedidos da legislação brasileira, embora tenha cumprido pedidos semelhantes de governos da Índia e da Turquia.
O Twitter (X) foi bloqueado no Brasil em 30 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Com isso, houve um aumento significativo no uso de VPNs (Redes Privadas Virtuais) para contornar a restrição. A empresa VpnMentor relatou que o uso dessas ferramentas aumentou em 1600% no país. Isso permitiu que muitos usuários continuassem acessando a plataforma ao simular conexões de outros países. Além disso, houve uma migração em massa para outras redes sociais, como Threads e Bluesky, com este último ganhando um milhão de usuários ativos no dia do bloqueio.
via TechCrunch.