Quem nunca ouviu falar daquela criança que com um só vídeo para a internet fatura mais que muitos adultos em anos de trabalho? Essa independência que os criadores de conteúdo hoje tem para gerar lucro com suas produções faz com que precisem criar vídeos cada vez mais dinâmicos e bem formatados.
Além dos criadores independentes, os filmes, séries, comerciais, clipes musicais, animações e diversas outras mídias também buscam o profissional de edição de vídeos. Porém, obviamente, sem um programa que atenda bem às expectativas desse, o trabalho não acontece.
Assim, pessoas como você, lendo este texto, procuram baixar editor de vídeo que une atributos como qualidade, versatilidade e funcionalidade. Confira então os 6 melhores editores de vídeo disponíveis hoje na internet:
1- DaVinci Resolve
É um editor profissional muito bem reconhecido, até mesmo pela grande indústria do cinema. Seus ajustes de cor são um dos grandes destaques do programa, que também conta com ferramentas de corte muito eficazes, sem deixar de trazer instruções para quem não tem tanta familiaridade com esse tipo de software.
Em sua versão paga, amplia a gama de ferramentas e de efeitos, podendo manipular inclusive vídeos 3D. Por essa grande oferta de opções para a edição, pode não funcionar tão bem em computadores de menor capacidade de processamento. Está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac e também Linux.
2- Movavi
Muito bem avaliado pelos usuários, é uma ferramenta para quem busca uma edição mais rápida e fluida, sem a necessidade de vários minutos e até horas para se familiarizar com os recursos. Também conta com vários filtros e efeitos, que podem ser colocados automaticamente para quem quer praticidade.
Alguns recursos principais do Movavi são a estabilização e sobreposição de vídeo, ChromaKey, adição de música e também a gravação de áudios externos em tempo real. O programa ainda busca oferecer uma experiência de edição mais divertida e criativa, com uma exportação bem rápida.
Para quem é inexperiente na edição de vídeos, ele parece ser a melhor escolha, já que além da praticidade desde a interface inicial, ainda oferece um suporte personalizado ao usuário. Disponível para Windows e Mac.
3- Vegas
Outro editor bastante utilizado, que já pertenceu à Sony, também oferece bastante praticidade por ter uma interface mais simples e layout personalizável. Tem ferramentas de edição muito qualificadas, sem limites de quantidade de áudio e vídeo.
Consegue atingir uma qualidade profissional, oferecendo vários recursos como detecção de cenas, uma grande quantidade de filtros e em versões mais atualizadas possui suporte de uma inteligência artificial. Compatível com vários formatos de áudio e vídeo. Disponível para Windows.
4- Shotcut
Traz uma interface bem simples e vários efeitos, sendo também uma boa escolha para quem tem pouca experiência em edição. Conta com ferramentas muito boas de transição, texto, corte e chaves cromáticas.
Como é bastante utilizado, é fácil encontrar tutoriais que apoiam quem tem dificuldades de utilizar esse programa. Disponível para Windows, Mac e Linux.
5- Filmora (Wondershare)
É bastante intuitivo, com uma interface simples, que busca se aproximar do usuário. Entre seus recursos mais destacáveis estão o keyframing e motion tracking, dando acesso à uma experiência de criação intuitiva e expressiva.
Além dos seus próprios efeitos e filtros, traz a possibilidade do compartilhamento de filtros e animações entre os usuários, que somados aos da biblioteca própria da ferramenta, formam um ótimo editor de vídeos. Possui ainda uma versão para smartphone, o FilmoraGo. Disponível para Windows e Mac.
6- OpenShot
Com mais de 400 opções de transição de vídeo, tem ajustes variados, contando com ajuste de cor, chave cromática e um bom apoio para que o usuário possa aprender rápido a manejar as ferramentas, que são apresentadas também de maneira bem intuitiva.
Permite o trabalho com camadas ilimitadas, animações 3D, Keyframe, ferramentas de corte, sendo uma ótima escolha para editores com pouca experiência. Disponível para Windows, Mac e Linux.