programas
Tech

Os melhores programas gratuitos de edição de imagens

Edipo Pereira

6 dez, 2021

Retocar fotos, arrumar pequenos errinhos ou criar um ambiente totalmente diferente. Essas são apenas algumas das possibilidades dadas pelos programas de edição de imagens. Mas, com tantas opções no mercado, o que se deve procurar em um bom editor de imagem grátis? É possível criar um plano de marketing com os programas grátis ou é necessário pagar por isso? É fácil de usar?

O marketing e a necessidade dos programas de edição de imagem

O mercado de edição de imagem cresce a cada momento, inclusive é um dos principais pontos para quem quer aumentar o marketing do seu negócio. Os jogos de cassino, inclusive, usam esses tipos de editores para criarem o efeito que magnetiza e diverte em seus jogos. 

Uma boa imagem pode chamar a atenção e pode inclusive viralizar e fazer com que um negócio bombe nas redes sociais. É preciso entender que a imagem, seja ela pessoal ou comercial, é o ponto de partida para que as pessoas te vejam como você quer ser visto, ou criem uma sensação visual com a sua marca. Com essa explicação, fica bem claro a importância da imagem no mundo pessoal ou profissional. Mas quais aplicativos grátis utilizar para editar imagens e fotos?

Procurando um bom editor de imagem grátis

São muitos os editores disponíveis na internet e isso pode confundir quem quer começar a editar suas fotos de graça. Um dos problemas que muitas pessoas enfrentam é baixar programas em seus computadores e celulares que possuem vírus e corrompem os aparelhos. Por isso, é importante baixar apenas programas conhecidos e verificar as permissões que são dadas a eles.

Os melhores programas grátis de edição de imagem

Para que você não tenha que ficar procurando por horas na internet, vamos listar alguns dos melhores programas para editar fotos e imagens gratuitos e seguros, tanto para computador, quanto para celular.

1. GIMP

O GIMP está na lista de quase todas as pessoas que editam fotos pelo computador. O programa é aclamado e um dos mais conhecidos por ser grátis e mesmo assim entregar várias opções de edição igual aos editores caros. Com o programa é possível manipular as fotos como um profissional. Retocar rostos, inclusive em partes bem delicadas, restaurar fotos antigas, criar artes originais e muito mais. A imaginação do editor é o limite nesse programa grátis.

Novas versões estão sempre sendo lançadas então é sempre legal ficar de olho nas atualizações que o programa oferece. Um dos problemas do programa é que é preciso estudar um pouco seu funcionamento antes de ficar craque. Por ter tantas funcionalidades, é um pouco mais difícil do que os outros.

2. Snapseed

Esse editor de fotos é grátis para celular e conhecido de muitos que gostam de fazer retoques nas fotos antes de postar nas redes sociais. Apesar do aplicativo ser da Google, é possível baixar também na Apple Store. Ele possui filtros e vários efeitos diferentes e é bem legal para quem busca fazer o básico nas imagens como mexer na saturação, brilho e coisas do tipo. Sendo assim, não é o melhor aplicativo do mundo mas serve bastante para os ajustes primários, além de ser muito seguro.

3. BeFunky

O BeFunky é um aplicativo muito bom e também bem mais básico e fácil de utilizar que o GIMP. Ele possui mais recursos que o Snapseed então é o perfeito meio termo entre os dois. Ele pode ser legal para quem quer fazer pequenos recortes e edições não muito elaboradas mas que ainda sim quer uma boa qualidade de retorno. Uma coisa legal é que não é preciso baixar nada para utilizar o programa pelo computador: é só entrar no site e pronto, começar a trabalhar na imagem.

Eles também têm algumas edições super divertidas, como por exemplo, o CARTOONIZER, que nada mais é que transformar a imagem em um cartoon. Legal, não é? Outros recursos parecidos são a possibilidade de transformar a imagem em pintura a óleo e pop art. Dá pra adicionar itens engraçadinhos também e não é preciso nenhuma experiência mais técnica pra usar o site.

4. Canva

Para quem tem uma empresa ou quer fazer posts, o Canva é o editor perfeito. Ele possui a versão para computador e também para celular e é possível criar posts animados, vídeos, banners e muito mais com ele. É mais voltado para quem quer fazer uma apresentação, convites ou posts mas também é possível fazer edições básicas nas fotos como cortar, redimensionar e outros ajustes parecidos. O programa também oferece várias imagens divertidas, assim como o BeFunky mas não é tão completo. É realmente perfeito para quem quer fazer posts com frases, convites e marketing para empresas.

5. Pixlr Express

Para quem quer editar as fotos de uma forma rápida mas ainda trazer o tom profissional, o Pixlr Express é perfeito. Não são muitas as ferramentas que se tem no programa mas com certeza vai dar um ar muito mais qualificado às fotos. A interface do programa é limpa e é possível inclusive otimizar as fotos de forma rápida. Uma coisa ruim é que o programa sempre para no meio da edição para mostrar um anúncio. Mas, como é grátis, isso pode ser relevado, não é? 

6. Ashampoo

Esse aplicativo está se tornando bem famoso para quem quer fazer otimização de imagem, inclusive, várias ao mesmo tempo. É bem legal caso você não tenha tempo e precise melhorar todas as fotos de um arquivo ou algo assim. Um problema é que funciona somente para Windows então limita bastante o uso. Bom, foram vários os programas gratuitos oferecidos para editar imagens e fotos. Cada um com sua funcionalidade própria, mas todos seguros e com diversas possibilidades. Agora é só escolher o melhor e começar a editar.

Deixe um comentário