Um site otimizado é muito importante para qualquer tipo de empresa. Já imaginou não possuir autoridade nem mesmo sobre o nome de sua marca? Isso pode acontecer, caso um ótimo trabalho de otimização não seja feito.
Quando falamos de otimização em site, a primeira coisa que devemos ter em mente é o SEO. Todavia, esse conceito é muito amplo e requer atenção a toneladas de detalhes ao mesmo tempo.
Em vista de uma resposta completa, mas não muito longa, vamos apresentar 7 dicas que resumem muito bem o que os mecanismos de busca esperam de seu site.
Não deixe de ler até o final!
1. Pense na UX
A sigla UX significa, em tradução literal, experiência de usuário. Portanto, é um conceito que abrange todos os pontos de contato entre a marca e o usuário, o que inclui o site.
No caso, vamos focar apenas no que tange ao site para não fugir ao tema deste post.
Existem níveis de “problemas” relacionados com UX dentro de um site, mas aqui vamos tentar passar uma visão geral para você. Para mensurar essa métrica, finja que é sua primeira vez entrando no site.
Ele demora para carregar? Tem pop ups? É fácil de encontrar o que se procura nele? Existe um local para tirar possíveis dúvidas? Essas e outras perguntas são de extrema importância.
Lembre-se que UX tem a ver com as sensações que o usuário tem ao navegar pelo site. Portanto, é mais qualitativo do que quantitativo.
2. Não se esqueça da UI
A UI é mais prática do que a UX, embora seja apenas um ramo desta. Em outras palavras, a UI está preocupada com o quão fácil é navegar no site, e o quão intuitiva é a interface dele.
Ou seja, os sentimentos e sensações do usuário não entram na equação. É uma avaliação de como o site está estruturado visando dizer se é fácil utilizá-lo ou não.
Além disso, é importante destacar que a acessibilidade é bastante interessante aqui, dado que o Google atua com a ideia de inclusão. Isso significa, por exemplo, que ter o conteúdo escrito em formato de áudio pode ser uma boa ideia.
Fora isso, a paleta de cores, o formato dos botões e demais detalhes também devem ser levados em consideração. Todos os detalhes são importantes para a UI.
3. Escolha seu tema com atenção
Aqui chamamos de tema o conjunto de todos os elementos que vão decorar seu site. Esse nome deriva do WordPress e sua incrível seleção de temas, os quais fomentam um padrão em todas as páginas do site.
Ter o logo de sua marca em todas as páginas é fundamental, e isso pode ser feito de diversas formas — mas tenha em mente que o interessante é deixá-lo sempre aparente para os usuários. O local clássico é no lado esquerdo, na parte superior da página, logo acima do menu principal.
O ideal é seguir o método de criação de temas igual agências de Marketing Digital profissionais fazem, como é o caso da Planejador Web, e optar por uma fundo discreto, sem muitos elementos na tela e um bom número de páginas.
4. Cuide do código do site
Todos os sites são formados por um conjunto de códigos, ou seja, são programas que conversam a todo o momento com um servidor. Um site otimizado é aquele que não apresenta bugs ou erros em sua estrutura.
Utilizar criadores de site como o WordPress é uma alternativa viável ao invés de escrever todo o conteúdo do zero.
5. As imagens pesam muito
Para um site otimizado, as imagens pesam muito — em ambos os sentidos!
Se elas forem de baixa qualidade, pode ser que os mecanismos de buscas pensem que sua página está tentando enganá-los, e podem acabar por punir o site. Em contrapartida, se forem muito pesadas, podem atrapalhar o carregamento do conteúdo, o que também é uma métrica para SEO.
Portanto, é importante ponderar essas duas características das imagens. O WP possui plugins que comprimem conteúdos gráficos sem sacrificar (muito) sua qualidade.
6. Use títulos e subtítulos
Uma coisa que mecanismos de busca odeia são respostas longas para perguntas simples. Aliás, a estética dos materiais escritos faz muita diferença: quanto mais facilmente lido, melhor ranqueado.
Uma maneira de melhorar bastante o conteúdo do seu site é usar títulos e subtítulos de forma lógica. Ou seja, separar o conteúdo em H1, H2 e (às vezes) H3. Lembre-se de colocar “um dentro do outro”, como se estivesse a detalhar um certo assunto.
Não é recomendado usar H4 e H5, pois eles tendem a ser ignorados.
7. Otimize as URL das páginas
A URL de uma página é aquele texto que vai ao lado do domínio do site. Ou seja, “www.site.com/URL_de_uma_pagina”.
Este pequeno texto é muito importante para informar aos robôs sobre de qual assunto a página trata. Ademais, até mesmo os usuários podem usufruir dessa informação.