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Como são usadas as tecnologias digitais na educação hoje em dia?

As tecnologias têm cada vez mais impacto na sociedade em geral e, em particular, no campo educacional. Este novo mundo tecnológico, embora apresente grandes vantagens, também gera alguns inconvenientes.

A incorporação das tecnologias digitais na sociedade e, principalmente, no campo da educação vem adquirindo cada vez mais importância e evoluindo nos últimos anos, tanto que o uso dessas tecnologias em sala de aula se tornará uma possibilidade de se estabelecer como uma necessidade e como uma ferramenta básica de trabalho para professores e alunos.

Uma onda crescente de tecnologia educativa

O surgimento de novas tecnologias significou uma mudança profunda em uma sociedade que, não em vão, passou a se chamar sociedade da informação. Outro impacto da utilização dessas ferramentas está nos conteúdos curriculares, pois permitem que a informação seja apresentada de uma forma muito diferente da que os livros e vídeos tradicionais fazem (substitui recursos antigos). Os novos conteúdos permitem a criação de simulações, realidades virtuais, permitem adaptar o material às características nacionais ou locais e são mais facilmente modificados e atualizados.  Questões como quanto custa um TCC pronto ou outras dúvidas simples podem ser esclarecidas rapidamente.

É claro que as tecnologias digitais têm um papel de liderança em nossa sociedade. Precisamente, para promover este processo que começa a se desenvolver a partir de ambientes educativos informais (família, lazer, …), a escola como serviço público deve garantir a preparação das gerações futuras e para isso deve integrar a nova cultura: a literacia digital, material didático, fonte de informação, instrumento de execução do trabalho etc. Por este motivo, a presença do computador nas aulas desde os primeiros anos é importante, como mais um instrumento, com várias finalidades: recreativas, informativas, comunicativas e instrutivas, entre outras.

Desafios sobre a tecnologia aplicada à educação

Para continuar a progredir na utilização das tecnologias na área da educação, é necessário conhecer a atividade que se desenvolve em todo o mundo, bem como as várias abordagens pedagógicas e estratégicas que se seguem. A popularização das tecnologias no campo educacional envolve e envolverá, nos próximos anos, uma grande revolução que contribuirá para a inovação do sistema educacional e envolverá desafios de renovação e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

Se queremos que a nossa sociedade não seja apenas de informação, mas também de conhecimento, será necessário trabalhar a partir de uma abordagem pedagógica para fazer um uso adequado das tecnologias digitais, através da qual a criação de comunidades virtuais de aprendizagem, o tratamento da informação e a geração de novas estratégias de comunicação e aprendizagem são essenciais. Para a realização destas ações é necessário um professor formado nesta área, que envolva as tecnologias no ensino dos seus alunos e os oriente na utilização adequada das mesmas.

De realçar ainda a necessidade de realização de uma nova campanha de informação e formação adequada de alunos, pais e professores na área das TIC. Acreditamos que tal formação deve ser baseada em duas perspectivas, uma tecnológica e outra humanística.

Indo além do mero conhecimento

No campo educacional, o uso das tecnologias não deve se limitar a transmitir apenas conhecimento, mesmo que seja necessário. Além disso, deve tentar treinar em certas habilidades a necessidade de treinar em uma atitude crítica saudável em relação as TIC. Com isto, queremos  saber distinguir como nos ajudam e o que nos limitam, para agirmos nesse sentido. Esse processo deve estar presente e acontecer de forma integrada na família, na escola e na sociedade.

As tecnologias digitais na educação permitem o desenvolvimento de competências no processamento e na gestão da informação, gestão de hardware e software, entre outras de várias áreas do conhecimento. Isto ocorre porque estamos agora com uma geração de crianças que gostam de tudo na virtualidade e eles próprios o exigem.

Através das tecnologias digitais é possível utilizar os meios informáticos armazenando, processando e divulgando todas as informações de que o aluno necessita para o seu processo de formação.

Hoje, a tecnologia aplicada à comunicação é uma clara diferença entre o que é uma sociedade desenvolvida e outras sociedades mais primárias, ou que estão em processo de desenvolvimento.

Como as tecnologias podem ser usadas na sala de aula?

O uso das tecnologias digitais em sala de aula proporciona ao educador e ao aluno uma ferramenta tecnológica útil, posicionando-o como protagonista e autor de sua própria aprendizagem. Desta forma, assistimos a uma renovação didática nas salas de aula, onde se põe em prática uma metodologia ativa e inovadora que motiva os alunos em diferentes áreas ou disciplinas. Desde podcasts e vídeos no YouTube até simuladores científicos, existe muitas aplicações possíveis.

A seguir, vamos nos concentrar em quais são as vantagens que tanto o aluno quanto o professor têm na aplicação das tecnologias em sala de aula:

MOTIVAÇÃO

O aluno ficará mais motivado com as ferramentas TIC, uma vez que permite aprender a matéria de uma forma mais atrativa e divertida, investigando de forma simples. Talvez esta vantagem (motivação) seja a mais importante, pois o professor pode ser um ótimo comunicador, mas se não tiver a motivação do grupo será muito difícil para ele atingir seus objetivos.

INTERESSE

O interesse pela disciplina é algo que os professores podem custar mais do que o necessário, dependendo simplesmente do título da disciplina, e através das tecnologias aumenta o interesse dos alunos, independentemente do assunto. Os recursos de animações, vídeos, áudios, gráficos, textos e exercícios interativos que reforçam a compreensão da multimídia presente na internet aumentam o interesse dos alunos ao complementar a oferta de conteúdos tradicionais.

INTERATIVIDADE

O aluno pode interagir, pode comunicar, pode trocar experiências com outros colegas, do Centro ou de outros centros educativos, enriquecendo muito a sua aprendizagem. Estudos revelam que a interatividade favorece processos de ensino e aprendizagem dinâmicos. A atitude do usuário em relação à interatividade estimula a reflexão, o cálculo de consequências e provoca maior atividade cognitiva.

COOPERAÇÃO

As tecnologias possibilitam a realização de experiências, trabalhos ou projetos em comum. É mais fácil trabalharmos juntos, aprendermos juntos e até mesmo ensinarmos juntos se falarmos sobre o papel dos professores. Não estamos nos referindo apenas ao corpo discente, o professor também pode colaborar com outros professores, utilizar recursos que funcionaram bem em determinadas áreas das quais o aluno será o principal beneficiário. Gera-se maior camaradagem e colaboração entre os alunos.