As tecnologias têm cada vez mais impacto na sociedade em geral e, em particular, no campo educacional. Este novo mundo tecnológico, embora apresente grandes vantagens, também gera alguns inconvenientes.
A incorporação das tecnologias digitais na sociedade e, principalmente, no campo da educação vem adquirindo cada vez mais importância e evoluindo nos últimos anos, tanto que o uso dessas tecnologias em sala de aula se tornará uma possibilidade de se estabelecer como uma necessidade e como uma ferramenta básica de trabalho para professores e alunos.
Uma onda crescente de tecnologia educativa
O surgimento de novas tecnologias significou uma mudança profunda em uma sociedade que, não em vão, passou a se chamar sociedade da informação. Outro impacto da utilização dessas ferramentas está nos conteúdos curriculares, pois permitem que a informação seja apresentada de uma forma muito diferente da que os livros e vídeos tradicionais fazem (substitui recursos antigos). Os novos conteúdos permitem a criação de simulações, realidades virtuais, permitem adaptar o material às características nacionais ou locais e são mais facilmente modificados e atualizados. Questões como quanto custa um TCC pronto ou outras dúvidas simples podem ser esclarecidas rapidamente.
É claro que as tecnologias digitais têm um papel de liderança em nossa sociedade. Precisamente, para promover este processo que começa a se desenvolver a partir de ambientes educativos informais (família, lazer, …), a escola como serviço público deve garantir a preparação das gerações futuras e para isso deve integrar a nova cultura: a literacia digital, material didático, fonte de informação, instrumento de execução do trabalho etc. Por este motivo, a presença do computador nas aulas desde os primeiros anos é importante, como mais um instrumento, com várias finalidades: recreativas, informativas, comunicativas e instrutivas, entre outras.
Desafios sobre a tecnologia aplicada à educação
Para continuar a progredir na utilização das tecnologias na área da educação, é necessário conhecer a atividade que se desenvolve em todo o mundo, bem como as várias abordagens pedagógicas e estratégicas que se seguem. A popularização das tecnologias no campo educacional envolve e envolverá, nos próximos anos, uma grande revolução que contribuirá para a inovação do sistema educacional e envolverá desafios de renovação e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
Se queremos que a nossa sociedade não seja apenas de informação, mas também de conhecimento, será necessário trabalhar a partir de uma abordagem pedagógica para fazer um uso adequado das tecnologias digitais, através da qual a criação de comunidades virtuais de aprendizagem, o tratamento da informação e a geração de novas estratégias de comunicação e aprendizagem são essenciais. Para a realização destas ações é necessário um professor formado nesta área, que envolva as tecnologias no ensino dos seus alunos e os oriente na utilização adequada das mesmas.
De realçar ainda a necessidade de realização de uma nova campanha de informação e formação adequada de alunos, pais e professores na área das TIC. Acreditamos que tal formação deve ser baseada em duas perspectivas, uma tecnológica e outra humanística.
Indo além do mero conhecimento
No campo educacional, o uso das tecnologias não deve se limitar a transmitir apenas conhecimento, mesmo que seja necessário. Além disso, deve tentar treinar em certas habilidades a necessidade de treinar em uma atitude crítica saudável em relação as TIC. Com isto, queremos saber distinguir como nos ajudam e o que nos limitam, para agirmos nesse sentido. Esse processo deve estar presente e acontecer de forma integrada na família, na escola e na sociedade.
As tecnologias digitais na educação permitem o desenvolvimento de competências no processamento e na gestão da informação, gestão de hardware e software, entre outras de várias áreas do conhecimento. Isto ocorre porque estamos agora com uma geração de crianças que gostam de tudo na virtualidade e eles próprios o exigem.
Através das tecnologias digitais é possível utilizar os meios informáticos armazenando, processando e divulgando todas as informações de que o aluno necessita para o seu processo de formação.
Hoje, a tecnologia aplicada à comunicação é uma clara diferença entre o que é uma sociedade desenvolvida e outras sociedades mais primárias, ou que estão em processo de desenvolvimento.
Como as tecnologias podem ser usadas na sala de aula?
O uso das tecnologias digitais em sala de aula proporciona ao educador e ao aluno uma ferramenta tecnológica útil, posicionando-o como protagonista e autor de sua própria aprendizagem. Desta forma, assistimos a uma renovação didática nas salas de aula, onde se põe em prática uma metodologia ativa e inovadora que motiva os alunos em diferentes áreas ou disciplinas. Desde podcasts e vídeos no YouTube até simuladores científicos, existe muitas aplicações possíveis.
A seguir, vamos nos concentrar em quais são as vantagens que tanto o aluno quanto o professor têm na aplicação das tecnologias em sala de aula:
MOTIVAÇÃO
O aluno ficará mais motivado com as ferramentas TIC, uma vez que permite aprender a matéria de uma forma mais atrativa e divertida, investigando de forma simples. Talvez esta vantagem (motivação) seja a mais importante, pois o professor pode ser um ótimo comunicador, mas se não tiver a motivação do grupo será muito difícil para ele atingir seus objetivos.
INTERESSE
O interesse pela disciplina é algo que os professores podem custar mais do que o necessário, dependendo simplesmente do título da disciplina, e através das tecnologias aumenta o interesse dos alunos, independentemente do assunto. Os recursos de animações, vídeos, áudios, gráficos, textos e exercícios interativos que reforçam a compreensão da multimídia presente na internet aumentam o interesse dos alunos ao complementar a oferta de conteúdos tradicionais.
INTERATIVIDADE
O aluno pode interagir, pode comunicar, pode trocar experiências com outros colegas, do Centro ou de outros centros educativos, enriquecendo muito a sua aprendizagem. Estudos revelam que a interatividade favorece processos de ensino e aprendizagem dinâmicos. A atitude do usuário em relação à interatividade estimula a reflexão, o cálculo de consequências e provoca maior atividade cognitiva.
COOPERAÇÃO
As tecnologias possibilitam a realização de experiências, trabalhos ou projetos em comum. É mais fácil trabalharmos juntos, aprendermos juntos e até mesmo ensinarmos juntos se falarmos sobre o papel dos professores. Não estamos nos referindo apenas ao corpo discente, o professor também pode colaborar com outros professores, utilizar recursos que funcionaram bem em determinadas áreas das quais o aluno será o principal beneficiário. Gera-se maior camaradagem e colaboração entre os alunos.