smartphone secure
Tech

Como cuidar da segurança do seu smartphone?

CosmoNerd

26 abr, 2021

Você conhece alguém que não usa um smartphone? Provavelmente não. E, se conhece, geralmente, trata-se de uma pessoa com idade avançada. Acontece que smartphones são parte fundamental dessa geração. Não ter um é o mesmo que ser um exilado. Drama à parte, vamos mostrar neste artigo como você pode cuidar da segurança do seu aparelho.

Use senhas sempre que possível

Não estamos falando apenas da tela de bloqueio, que realmente é importante. Estamos falando de senha em todos os apps que você mais usa, sempre que possível. O WhatsApp é um exemplo de aplicativo que pode conter senha. Coloque uma senha nos apps que mais usa. Principalmente se tratando de um aplicativo que contém conteúdo particular como fotos, conversas etc.

Use um bom antivírus

Há milhares de arquivos sendo compartilhados entre smartphones. Já parou para pensar em quantos arquivos você recebe apenas por WhatsApp? É difícil controlar o que é seguro e o que pode ser um vírus. Por isso, procure por um software antivírus testado. Há versões pagas e versões gratuitas. Para muitos casos, a versão gratuita vai ser o bastante. Mas, se você quer realmente garantir a segurança, use a versão paga, não é tão cara.

Não faça o roteamento do seu aparelho

Rotear o aparelho pode parecer uma tarefa simples. Às vezes, só queremos ajudar algumas pessoas com isso. O problema é que rotear um aparelho pode deixar você vulnerável. Este artigo mostra em mais detalhes quais são os riscos envolvidos. No geral, não faça isso se não estiver 100% seguro do que está fazendo. Pode acabar se voltando contra você.

Não saia por aí instalando tudo o que vê pela frente

Se você for na loja de aplicativos do seu smartphone, vai reparar que há milhares de apps que podem ser instalados no seu aparelho. O problema é que nem sempre o controle de apps na loja consegue impedir que apps ruins fiquem disponíveis. Este artigo vai te dar uma noção de porque isso é tão difícil. O melhor que você pode fazer é baixar apenas de fontes oficiais. Em último caso, apps que realmente precisa e que sabe que são seguros.

Confira o que os apps podem acessar

É comum quando você instala um app que este peça permissão para acessar funções ou locais do seu aparelho. Ele pode pedir para acessar a galeria de fotos, a lista de contatos etc. O que você deve fazer é verificar se ele está pedindo acesso ao que é realmente relevante para o seu funcionamento. Por exemplo, um editor de fotos pode pedir acesso a sua galeria, mas se um app desse tipo pede acesso a sua lista de contatos, desconfie.

Faça backup frequente

Eu sei, é uma situação chata, poucas pessoas gostam disso, mas, atualmente, já é possível programar o backup automático de vários apps, como é o caso do WhatsApp. A dica aqui é programá-lo para um momento em que você geralmente não precisa usar o aparelho. Por exemplo, você pode programar o backup do WhatsApp para 3 horas da manhã.

Use o Imei do aparelho em caso de roubo

Imei é um código de identificação global e único de cada aparelho. Se seu aparelho for roubado, você pode usá-lo para fazer o bloqueio. Cada aparelho pode ter um imei em um local especifico, de acordo com a marca. Pesquise onde está o do seu dispositivo.

Atualize o sistema operacional com frequência

Muitas atualizações de sistema operacional são feitas para corrigir bugs, falhas ou vulnerabilidades. Deixar de atualizar o seu sistema operacional é dar a chance que hackers explorem problemas no seu smartphone e tirem vantagem de você.

Considerações finais

Bom, essa foi nossa lista. Há vários itens aqui, mas você deve levar em conta que segurança é um assunto sério. Um smartphone é um objeto pessoal. Deixar que alguém tenha acesso ao seu aparelho por causa de negligência é como deixar a chave de casa na rua. Pode parecer muita coisa, mas você vai notar que é uma questão de hábito e, com o tempo, vai se acostumar com as melhores práticas de segurança para seu smartphone.

Deixe um comentário