ASUS ROG Phone 5s é o smartphone que todos os gamers procuravam

Numa realidade em que o grande público joga cada vez mais online, o setor da tecnologia tem olhado para esta oportunidade de mercado como uma das suas principais fontes de investimento. Os smartphones não foram exceção e, utilizados tanto como instrumento de trabalho como de entretenimento, levaram grandes marcas a reinventarem os seus produtos mobile, dada a sua capacidade de captar a atenção de diversos nichos de mercado.

A ASUS tem sido uma das principais representantes desta adaptação, marcando 2022 com o lançamento do ROG Phone 5s, uma clara aposta da marca em conquistar o público gaming.

Ainda que possua um design que aparentemente não se diferencia de outros smartphones, o ROG Phone 5s foi desenvolvido pensando especialmente nos amantes de jogos, surgindo como um dos modelos mais rápidos e potentes da ASUS. Dessa forma, este smartphone conta com especificações técnicas direcionadas ao seu público-alvo, destacando-se pelo seu inovador processador Qualcomm® Snapdragon® 888+ 5G, assim como pela sua tela de 6.78 polegadas e resolução Full HD+.

Além disso, toda a tecnologia de som foi desenhada pensando nos jogos através do GameFX. O celular apresenta uma bateria de 6000 mAh, assim como um sistema de sensores laterais e de controles de movimento especialmente para games.

Apesar do ROG Phone 5s ter sido criado com foco nos gamers, este não deixa de ser um smartphone normal e com total competência para responder às necessidades diárias dos seus usuários. Para isso, apresenta três câmaras principais, de 64MP, 13MP e uma macro.  Já no que diz respeito ao seu armazenamento, este smartphone conta com uma memória RAM de até 12 GB, e de até 256 GB de RAM. 

Mas por que existe interesse em associar o mobile ao gaming?

Apesar de o setor dos games ainda permanecer muito presente nos consoles e nos computadores, o mobile surpreendeu pela sua acessibilidade e reinventou por completo este mercado. 

De acordo com a Newzoo, em 2021 houve um acentuado crescimento dos jogos para smartphones, o que representou sozinho mais de metade do faturamento do gaming nesse ano, refletindo-se em um faturamento de cerca de R$ 490 bilhões. 

Entre os principais locais que contribuíram para este fenômeno destacam-se os países asiáticos, com um claro ênfase para a China, que ficou com 34,12% desta receita. 

No entanto, também o Brasil apresenta um importante papel para o gaming no mobile, principalmente devido às mulheres brasileiras. Segundo informações divulgadas pela Pesquisa Game Brasil 2021, a audiência feminina corresponde a 51,5% dos jogadores em celulares.

Ainda que os dados revelem muito sobre este mercado, restam algumas questões sobre o que motivou a sua popularidade. Entre as principais razões encontram-se a praticidade dos celulares, mas também a diversidade de jogos nos seus catálogos.

Além de games emblemáticos como Call of Duty ou Tomb Raider, que se converteram a esta tendência e criaram as suas versões para mobile, também existem muitas novidades. Entre elas destacam-se jogos como Poker, BlackJack ou Roleta, que agora se encontram totalmente otimizados para o online em inúmeras plataformas comparadas em sites como o Casinos.pt. Além disso, estes jogos apresentam diferentes oportunidades, como bônus de boas-vindas ou ofertas especiais.

Por outro lado, você também pode se divertir em jogos que já se tornaram icônicos. Um dos mais notáveis é o Candy Crush Saga que, criado em 2012 pela desenvolvedora King, conquista um público transversal a todas as idades e conta com milhares de níveis de quebra-cabeças. Também o battle royale Free Fire, lançado em 2017 e desenvolvido pela 111dots Studio, é um dos preferidos dos jogadores, incluindo os brasileiros. Um dos principais fatores de diferenciação é o fato de funcionar em modo multijogador e de ter jogabilidade na terceira pessoa.

Não há dúvidas de que os jogos mobile são um mercado em ascensão, o que motiva não só empresas de tecnologia a inovarem nos seus produtos, mas também os próprios desenvolvedores a adaptarem as suas criações. Nesse sentido, são muitos os estúdios a olharem para este cenário como uma oportunidade de crescimento, incluindo o Brasil. Entre as principais produtoras nacionais de jogos podemos destacar a Aquiris Game Studio, sediada em Porto Alegre, ou a Tapps Games, situada em São Paulo.

Com desenvolvedoras espalhadas pelo mundo afora que contribuem diariamente para a diversidade e qualidade dos jogos online, parece que opções nunca vão faltar aos aficcionados dos games, independentemente do equipamento que prefiram.