Após ter passado por diversos projetos de Hollywood, o ator japonês Hiroyuki Sanada entrou como um dos principais rostos de Xógum, atuando também como produtor da série.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Sanada comentou sobre como foi ter trabalhado como produtor de uma série que busca retratar o Japão da época do xogunato. Ao ser questionado se gostaria de retornar como produtor em novos projetos, ele respondeu:
“Sim, eu adoraria. Ser capaz de moldar uma criação do zero é muito divertido. Mas, existem muitas maneiras de contar histórias envolvendo o Japão. Se for mais moderno ou futurista, pode não ser necessário ser tão autêntico. Eu estive em ‘Trem-Bala’ e ‘John Wick’ e não falei muito, pois esses projetos se passam em seus próprios universos. Não é a verdadeira Tokyo ou a verdadeira Osaka. Mas em [Xógum], onde estávamos [buscando reproduzir] um Japão histórico, precisávamos torná-la autêntica. Se eu estiver envolvido em um projeto como esse novamente, provavelmente vou querer ser produtor e irei me esforçar muito para acertar. Mas se não é uma história que deveria transmitir nossa cultura, fico feliz em simplesmente gostar de ser ator no set”, completa o ator.
Sanada trabalhou nos filmes “O Último Samurai”, “Wolverine – Imortal”, “47 Ronins”, “Vingadores: Ultimato”, “Trem-Bala”, “John Wick 4”, dentre outros.
A primeira temporada de Xógum está completa. E muito se especula sobre uma possível segunda temporada. No entanto, segundo os co-criadores da série, Rachel Kondo e Justin Marks, não há nenhum planejamento para isso acontecer: “Acho que se tivéssemos uma história, se pudéssemos encontrar uma história, estaríamos abertos a continuar”, disseram.
Baseada no livro de James Clavell, a série é ambientada no começo do século XVII, quando o marinheiro inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) fica preso no Japão, e seu caminho se cruza com o poderoso o senhor feudal Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) e a misteriosa tradutora Toda Mariko (Anna Sawai).
Tadanobu Asano como Kashigi Yabushige, Hiroto Kanai como Kashigi Omi, Takehiro Hira como Ishido Kazunari, Moeka Hoshi como Usami Fuji, Tokuma Nishioka como Toda Hiromatsu, Shinnosuke Abe como Toda Hirokatsu (Buntaro), Yuki Kura como Yoshii Nagakado, Yuka Kouri como Kiku e Fumi Nikaido como Ochiba no Kata também estão no elenco.
A série é criação de Rachel Kondo e Justin Marks, com Marks (Counterpart: Mundo Paralelo, Top Gun: Maverick) atuando como showrunner e produtor executivo. Michaela Clavell, filha de James Clavell, falecido em 1994, Michael de Luca (A Rede Social), Ed McDonnell (Sicario: Terra de Ninguém) e Hiroyuki Sanada também são produtores.
Todos os episódios de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” estão disponíveis exclusivamente no Disney+ e Star+.