X-Men 97 X-Men 97

X-Men 97: Marvel e Beau DeMayo trocam acusações meses após a demissão do criador da série

Marvel diz que DeMayo foi demitido por “má conduta” enquanto o criador da animação alega que sofreu homofobia

Cinco meses após ser demitido do comando da série animada X-Men ’97, o criador Beau DeMayo revelou o principal motivo da Marvel ter feito o seu desligamento.

Segundo DeMayo, a Marvel o notificou que iria retirar seu nome da segunda temporada de “X-Men ’97” após ele ter postado uma arte em que ele se vestia como o Ciclope:

“Primeiramente, sou muito grato por ter trabalhado em X-Men ’97, colaborando com algumas pessoas incrivelmente talentosas”, começa. “Criar esse revival foi um sonho que se tornou realidade e o apoio que os fãs demonstraram é tocante. No entanto, senti que era urgente para mim falar após minha saída da série. Em 13 de junho, a Marvel enviou uma carta me notificando que eles haviam tirado meus créditos da 2ª temporada por conta de uma postagem. Infelizmente, este é o mais recente de um padrão preocupante que sofri enquanto trabalhava em X-Men ’97 e Blade. Falarei mais sobre isso em breve, mas preciso me retirar das redes sociais para encontrar um espaço mais seguro para que eu possa ser assumido, orgulhoso e nerd”, completou DeMayo.

Ao The Hollywood Reporter, a Marvel respondeu apenas falando que DeMayo não tem mais ligação com eles e que a causa de sua demissão se deu após uma “investigação”:

“O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos laços com ele imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel.”

O THR ainda aponta que, segundo algumas fontes, a demissão de Beau DeMayo ocorreu por conta de “má conduta sexual”. Nem o criador da série animada nem a Marvel comentaram sobre este ponto.

Antes de ser retirado da série, DeMayo já havia concluído os roteiros para a segunda temporada de ‘X-Men 97’, e conversas sobre a terceira temporada estavam em andamento. No entanto, no começo do mês de março, o Marvel Studios enviou um e-mail para a equipe de produção da animação confirmando que DeMayo não estava mais envolvido no projeto. Nenhuma razão para a demissão foi informada.

Beau DeMayo já vinha trabalhando com a Marvel e Disney há algum tempo. Ele escreveu um dos episódios da série ‘Cavaleiro da Lua’, e ajudou nos rascunhos do filme ‘Blade’, que está em desenvolvimento. Ele também escreveu o filme animado ‘The Witcher: Lenda do Lobo’, além de ter trabalhado em ‘Star Trek: Strange New Worlds’ e ‘The Originals’.

A Marvel já revelou que Matthew Chauncey, roteirista da série animada ‘What If…?’, está trabalhando na terceira temporada de “X-Men ’97”.

via Beau DeMayo e THR.