Na próxima terça-feira (2/09), a partir das 19h30, estreia no Canal Brasil o primeiro episódio da série “Jorge Mautner – Kaos em Ação”, dirigida pela cineasta carioca Mini Kerti. A série documental acompanha a trajetória do cantor, compositor, violinista e escritor Jorge Mautner em seus encontros com artistas, espiões, físicos nucleares e devotos de Orixás. Cada episódio, de 60 minutos, será exibido semanalmente às terças-feiras, às 19h30.
O primeiro episódio retrata o início da trajetória de Jorge Mautner, sua infância, da chegada dos pais ao Brasil, fugidos do nazismo, ao golpe de 1964 e exílio nos Estados Unidos. A partir de influências e experimentações da juventude, como a formação do Partido do Kaos, e a experiência de Mautner ao longo de 60 anos de carreira, a série apresenta momentos-chave da história cultural do Brasil.
O segundo episódio mostra a produção cultural de Jorge Mautner e de sua geração durante a ditadura militar e de como a repressão fez com que eles precisassem sair do país para fugirem de perseguições. No terceiro episódio, Jorge Mautner e outros artistas voltam do exílio na década de 1970 e músicos, como Jards Macalé, comemoram os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A série também apresenta imagens de arquivo, shows e entrevistas, além de músicas e cenas de filmes como o “Jardim de Guerra (1968)”, de Neville d’Almeida e inspirado no livro “Kaos” (1962), de Mautner, e “O Demiurgo (1970)”, que Mautner dirigiu e no qual atuou ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil. No quarto e último episódio, estes e outros artistas, como Maria Bethânia e José Celso, refletem e ajudam a contar a história do multiartista.
Jorge Mautner – Kaos em Ação (2018) (4 x 60′) – Estreia
Horário: A partir de 2/09, terça-feira, às 19h30 (um episódio por semana)
Classificação: 14 anos
Direção: Mini Kerti
Sinopse: A série documental acompanha a trajetória de Jorge Mautner em seus cruzamentos com artistas, espiões, físicos nucleares e devotos dos Orixás. A partir da experiência de Jorge ao longo de 60 anos de carreira, a série apresenta momentos-chave da história cultural do Brasil.