O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ (PEGN) deste sábado (2) apresenta histórias de empreendedores que transformaram ideias simples em oportunidades. Com criatividade, visão estratégica e conexão com o público, eles mostram como é possível inovar e crescer em diferentes setores.
Pedro Lins traz um especial sobre o Calendário do Empreendedor para o mês de agosto, destacando efemérides como os Dias dos Pais (10/08), dos Solteiros (15/08) e dos Feirantes (25/08). Em Recife, uma rede de academias aproveita a celebração aos que não estão comprometidos para engajar clientes com ações bem-humoradas, como a “Festa do Semáforo” e campanhas como “Solteiro sim, sedentário nunca”. As iniciativas já aumentaram a fidelização em 40%, reforçando o potencial das datas comemorativas para os negócios.
O programa também conta a história de Lia Terra, uma empreendedora de 69 anos que há mais de três décadas transforma a paixão por artesanato em um negócio lucrativo. Sua loja de acessórios em Perdizes (SP) fatura R$ 40 mil por mês e ganhou novo impulso com soluções financeiras de grandes parceiros. Além disso, Marcelo Baccarini e Pedro Lins apresentam a trend do morango do amor, explicando como transformar tendências passageiras em estratégias duradouras de vendas.
Deborah Morato apresenta a trajetória de Cláudio Fraga, criador do personagem infantil ‘Tubarão Martelo’, que conquistou crianças e famílias com música e educação. O projeto, que começou como tema de uma festa escolar, hoje inclui canal no YouTube com mais de 40 milhões de visualizações, produtos licenciados e espetáculos infantis.
Ainda no clima decriatividade e propósito, Max Tavares visita Helen Nneamaka Abreu Utomi, dona de uma loja de tecidos africanos no centro de São Paulo. Inspirada pela ancestralidade de países como Nigéria e Gana, Helen oferece peças únicas que contam histórias e atraem clientes de toda a cidade.
Para encerrar, Pedro Lins vai a Itapecerica da Serra, onde Jamylle e Douglas criaram um serviço de assinatura que entrega lanches saudáveis diretamente nas escolas. O negócio, que começou atendendo sete crianças, hoje alcança mais de 200 alunos e faturou R$ 150 mil em 2024. Agora, o casal planeja expandir para novas regiões e produtos, sempre com foco na saúde e no bem-estar das crianças.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ (PEGN) vai ao ar neste sábado (26) e tem direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.