Globoplay logo Globoplay logo

Pablo & Luisão: uma série baseada em fatos (sur)reais

Estrelada por Ailton Graça, Otavio Muller e Dira Paes, ‘Pablo & Luisão’, série Original Globoplay que retrata vivências do passado da família de Paulo Vieira, desembarca nesta quinta-feira, 22 de maio, na plataforma.

Na série episódica, a cada encontro, o público conhece uma nova história da trajetória dos personagens principais pela narração do próprio humorista, resgatando suas memórias da infância e adolescência. São relatos reais, quase inacreditáveis, que prometem surpreender e divertir. Na trama, o artista é interpretado, ainda criança, por Yves Miguel, enquanto seu irmão, Neto, é vivido por João Pedro Martins. Ailton Graça é Luisão, pai do ator e comediante, Otavio Muller encarna Pablo, seu melhor amigo, e Dira Paes é Conceição, mãe de Paulo, a pessoa mais impactada com as invenções desses dois parceiros de longa data. Na construção dos 16 episódios, disponíveis juntos a partir do dia 22, o prólogo mostra alguma situação-chave ou cena-clímax. E, na sequência, Paulo Vieira entra em cena entregando para quem está do outro lado da tela o mote do acontecimento.

“A maneira como o Pablo soluciona as coisas é sempre de uma forma inusitada que resulta em situações muito engraçadas. E ele tem uma amizade muito forte com o Luisão. É uma história de amor, no que há de mais puro. Acredito que essas são duas molas, ou alicerces, da série: a paixão desses dois amigos e as soluções completamente inusitadas para as coisas”, analisa Otavio Muller. Ailton Graça aposta na conexão desta amizade. “Dentro da história do audiovisual, existem grandes duplas que fizeram muito sucesso. As pessoas vão apreciar a história de Pablo e Luisão porque há um forte vínculo entre eles, quase uma dependência emocional. Luisão se ilumina com a chegada de Pablo e todas as provocações que ele faz para empreender. Já Pablo é a família que o coração escolhe. Ele encontrou acolhimento e faz parte até das decisões da família”.

Dira Paes também compartilha como foi a preparação para interpretar a mãe de Paulo Vieira, destacando que teve pouco contato com Conceição e sua referência para a construção da personagem foi a oralidade direta dos irmãos Paulo e Neto. “A Conceição é, sobretudo, o olhar dos filhos sobre essa mãe, talvez nem seja o que ela é na realidade, mas o que me importava era qual era o olhar que eles tinham sobre ela. Eu gostei de fazer dessa forma porque a minha tendência seria fazer uma mãe universal. Ela se agarra em um brio apesar de não ter nenhum dinheiro. Isso é real e faz parte da realidade de milhares de brasileiros. É impossível não se identificar, sensibilizar, rir e emocionar”, conta a atriz.

Paulo também reflete como lidava com as situações. “Eu sempre tive um olhar meio distante da minha própria vida. Gostava de observar a minha família, as coisas que aconteciam com a gente, porque sempre soube que eu terminaria a minha vida como um artista de televisão. Então, criava na minha cabeça a justificativa para passar por tudo aquilo. Pensava: ‘isso enriquece biografia!’. Repetia muito isto na minha cabeça”.

Criada por Paulo Vieira, com redação final de Paulo Vieira e Maurício Rizzo, ‘Pablo & Luisão’ é uma produção dos Estúdios Globo para Globoplay e TV Globo. Foi escrita por Bia Braune, Caíto Mainier, Maurício Rizzo, Nathália Cruz, Patrick Sonata e Paulo Vieira. A série tem direção artística de Luis Felipe Sá, direção de João Gomez, produção de Leilanie Silva e produção executiva de Claudio Dager. A direção de gênero é de Patricia Pedrosa.