“Neste época de crescentes divisões sociais, raciais e culturais, The Story of Us revela como estamos todos unidos por nossa humanidade comum” —Morgan Freeman

Depois de buscar a história de Deus, Morgan Freeman ataca novamente no National Geographic, dessa vez em busca da nossa história. Na condição de ser humano, há questões aparentemente sem soluções e que apenas um milagre seria capaz de resolver como violência, ódio, guerra, divisão (e desigualdade) social etc. Mas será que precisa ser sempre assim? The Story of Us, com Morgan Freeman traz um alento para essas questões, com a qualidade técnica do Nat Geo e o carisma do renomado ator.

A convite do National Geographic, tivemos acesso ao episódio intitulado “Paz” para ter uma ideia melhor de como é a condução da série de fato. Por se tratar do segundo episódio, podemos afirmar seguramente que cada um dos capítulos (com cerca de 45 minutos cada) trabalham muito bem seus temas isoladamente, permitindo assim ao espectador seguir a linearidade que desejar.

Omo Valley, Ethiopia

Isso não significa, no entanto, que Story of Us se prende a um local: no episódio conferido, viajamos para a Etiópia (confronto tribal), Bolívia (no cruel festival de Tinku, espécie de Uma Noite de Crime sul-americana), Ruanda (como seguir em frente após o genocídio de 1994?) e até Irlanda do Norte (confronto entre católicos e protestantes, onde há altos muros dividindo os bairros). Ah, e não podemos nos esquecer do sempre questionável programa de drones estadunidenses, junto com toda a tecnologia envolvendo a guerra atualmente, culminando nas possibilidades de um desastre nuclear. Estima-se, por exemplo, que 90% de todo arsenal mundial esteja em poder de Rússia e EUA.

No entanto, Freeman não estará sozinho nessa empreitada, apesar de todo o carisma que possuí. Participa dos episódios figuras como Bill Clinton, falando sobre o peso de exercer um grande poder; Paul Kagame, presidente de Ruanda que promoveu a paz após o genocídio em 1994; e Evo Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia. Ao longo das conversas, Freeman também não deixa de tecer seus comentários sobre cada tema, dando um toque bastante impessoal à produção em determinados momentos.

Serão seis episódios no total, e a estreia de Story of Us ocorre no próximo sábado, dia 20 de janeiro, no National Geographic.