Os primeiros passos da nova temporada de Sherlock

0
240

É muito difícil ser fã de Sherlock. A demora no lançamento das temporadas, muito por conta da agenda lotada dos protagonistas Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, só faz com que as expectativas aumentem ainda mais entre os admiradores das aventuras de Sherlock Holmes e o Dr. Watson. Por outro lado é bastante divertido imaginar as surpresas escondias em cada nova incursão da série.

Mark Gattis, que interpreta Mycroft Holmes e também é roteirista da série, comentou durante uma entrevista em Londres que os fãs acabam ignorando pistas óbvias nas eternas tentativas de desvendar os mistérios das temporadas. “Há eventos futuros que são resultados de anos de planejamento, mas as pessoas também encontram coisas que não existem – o que é minha parte favorita. Assim, elas acabam deixando passar algumas pistas óbvias apenas por ir longe demais nas teorias”, disse ele.

Mas enquanto não se sabe muito sobre a quarta temporada de Sherlock, o perfil no Twitter da BBC One tratou de revelar os títulos de dois – dos três – episódios que serão exibidos. Pode não parecer muita coisa, mas isso talvez entre no campo das pistas óbvias que Mark Gattis comentou. O primeiro foi batizado de “The Six Thatchers”. Título que lembra muito The Adventure of the Six Napoleons (ou Os Seis Bustos de Napoleão em PT-BR).

Na trama, Sherlock e Watson investigam estranhos acontecimentos, onde bustos de Napoleão estão sendo destruídos por toda a cidade. Claro que as coisas ficam ainda mais complicadas, com assassinatos e figuras suspeitas surgindo. O título do episódio indica uma troca nos alvos: sai Napoleão e entra Margaret Thatcher. Conhecida como A Dama de Ferro, Thatcher é uma importante figura política que até hoje divide opiniões na Inglaterra. Uma abordagem interessante para o começo da temporada.

Sherlock e seu amigo canino em imagem da quarta temporada.

Já o segundo episódio irá se chamar “The Lying Detective”. Mais uma brincadeira com o título de outro conto de Sherlock Holmes: “The Dying Detective” (O Detetive Moribundo em PT-BR). Na trama, o herói enfrenta uma grave doença ao mesmo tempo em que tenta desmascarar o terrível Culverton Smith. Na série, Smith será interpretado por Toby Jones e até já apareceu no primeiro trailer da quarta temporada.

O terceiro episódio segue sendo um grande mistério. Ainda assim, existem teorias que o cercam. Durante o painel de Sherlock na última San Diego Comic-Con, foram reveladas algumas pistas sobre os episódios. As duas primeiras eram Thatcher e Smith, que todo mundo já sabe agora o que significam, e a terceira era Sherrinford. Esse nome carrega consigo uma certa pegadinha. Não existe nenhum menção nas histórias escritas por Arthur Conan Doyle, porém, tempos atrás um escritor inventou uma história em que Sherrinford seria o terceiro irmão Holmes. Seria algo bombástico de ser ver no último episódio da temporada.

De qualquer forma, as respostas serão reveladas apenas no ano que vem. Sherlock é exibida no Reino Unido pela BBC. Aqui no Brasil a TV Cultura exibe a série em rede aberta e o canal Arte1 é o responsável pela transmissão na rede por assinatura. As três temporadas e o especial de Natal (que levou o Emmy de Melhor Filme feito para a TV) estão disponíveis também na Netflix.