Game of Thrones chegou ao fim depois de 9 anos. Com um final apressado mas emocionante, demos adeus a esses personagens e histórias que amamos. Mas como terminou cada personagem da série? Que fim levou os irmãos Stark e outros personagens. Confira agora nesse texto especial que explica o que aconteceu no final da série fantástica de que Game of Thrones.

Daenerys Targaryen

No final, Daenerys acabou sucumbindo ao poder e virando a tirana que todos temiam. A personagem fez um discurso bem incisivo dizendo que iria levar “liberdade” para todo povo. Mas essa liberdade na sua mente era que, na verdade, ela seria a rainha desse povo, tomando tudo com fogo e sangue. Existe um paralelo interessante sobre as suas justificativas e o que os Estados Unidos fazem no mundo com seu imperialismo.

Daenerys chega até o trono mas acaba somente tocando em uma das espadas e nunca chega a sentar nele. Em sua visão distorcida do mundo ela não sente nenhum remorso sobre o que fez em Porto Real e quer dominar o mundo ao lado de seu amante Jon Snow. A personagem então acaba sendo morta pela pessoa que amada e levada por Drogon para longe, uma metáfora que representa ela indo para um pós-vida junto com seu filho, longe de todos os problemas.

Jon Snow

Depois da destruição de Porto Real, Jon fica confuso sobre o que fazer agora. Por um lado ele jurou seguir Daenerys e a ama, por outro ele sabe que ela não será uma boa rainha. Em sua ótima conversa com Tyrion, Jon parafraseia Meister Aemon e diz que “O amor é a morte do dever”. E é justamente seguindo por esse lado é que ele acaba matando Daenerys. Podemos interpretar que o amor dele pelas irmãs, pelo Norte e pelo reino fez com que ele quebrasse o juramento que fez com Danny e a matasse. Mas de certa forma, ele vai contra essa frase quando mata a sua amada pelo dever de proteger o reino.

Jon então fica preso e é mandado para a Patrulha da Noite, pois sua liberdade poderia incomodar uns e sua morte incomodaria outros. Jon terminar na patrulha é um bom eco com o início do personagem, pois foi lá que ele se moldou como homem. Mas, no final da série, vemos ele indo com os selvagens para além da muralha viver com eles e com seu lobo. O único momento que Jon teve um pouco de paz foi quando viveu com os selvagens. Então, de certa forma, é triste ele se despedir dos irmãos, mas é um final feliz pois ele vai ter esse momento de paz novamente.

Tyrion Lannister

Ao ver o que Daenerys fez com Porto Real e seus irmãos, Tyrion se sente culpado e perde totalmente sua confiança na rainha. Tyrion é um personagem que mudou muito durante a série, sendo uma pessoa mais egoísta no começo e tendo cada vez mais humanidade. Ele estava apaixonado pela Daenerys tanto de forma respeitosa mas, ao que parece, de forma romântica também. Então, ver ela como uma tirana, doeu muito nele, acarretando na cena em que ele desiste de ser Mão da Rainha na frente de todos.

Tyrion também é preso mas acaba usando sua lábia e poder de convencimento nos principais lordes de Westeros para que Bran seja o novo rei. Bran, agora Corvo de Três Olhos, possui todo o conhecimento de Westeros e pode usar esse conhecimento para ter um bom governo e saber o que fazer no futuro. Ao final, Tyrion termina como Mão do Rei e principal tomador de decisões do reino. Essa é uma posição perfeita para ele, pois o personagem nunca foi amado pelo povo, então é muito mais coerente que ele domine o reino por baixo dos panos.

Sansa Stark

Sendo uma das personagens que mais evoluiu na série, Sansa passou por muito sofrimento até ser o que foi no fim da série. Ao final, ela apoiou Bran como rei e pediu para que o Norte fosse livre, algo que os nortenhos já queriam a muito tempo. Dessa forma, agora existem os 6 reinos e o Norte como um território livre. Ao final, vemos ela como rainha desse novo reino livre que é o Norte, finalmente tendo uma posição de poder e sendo reconhecida.

Arya Stark

Arya nunca quis ser uma lady. Ela sempre foi uma pessoa aventureira e combatente. Então é mais do que justo que ela não queira ficar entre as quatro paredes de um castelo até a morte. A personagem decide então ser uma desbravadora e descobrir o que existe a oeste de Westeros, uma região misteriosa que nunca foi explorada no mundo de Martin. Isso faz um espelho com a própria situação da Europa na era das grandes navegações, quando eles acabaram descobrindo a América.

Verme Cinzento

Ao começo do episódio, vemos Verme Cinzento acatando totalmente as decisões de sua rainha, principalmente porque ele ainda estava bravo com a morte de sua amada Missandei. Ao saber da morte de Daenerys, Verme acaba prendendo Jon e é uma das principais vozes a favor da sua morte. Aceitando os destinos que foram dados a Tyrion e Jon, Verme junta seus homens e decide navegar para a ilha de Naath, local que tinha prometido ir com Missandei. Lá ele pode finalmente ser livre, algo que nunca foi.

Brienne de Tarth

Ao final da série, vemos Brienne como chefe da guarda real do rei Bran, junto a ela vemos que Podrick, que já foi seu escudeiro, também entrou para a guarda real. Em uma das belas cenas do final, vemos ela escrevendo o final da história de Jaime Lannister no livro que fala dos grandes cavaleiros de Westeros. Nas temporadas passadas, vemos que Jaime estava desapontado com sua história no livro, pois seu “grande feito” foi trair seu rei e matá-lo, dando a ele o título de Regicida. Aqui, Brienne entrega a redenção que Jaime sempre procurou, dizendo que ele voltou a Porto Real para proteger sua rainha, Cersei.

Bran Stark

Para surpresa de todos, Bran se torna rei de Westeros. As reais motivações do personagem e o seu real poder permanecem um mistério. Mas entendemos que era isso que ele esperava que ia acontecer e de certa forma estava preparado para isso. Apesar de não ter muita experiência com liderança, ele detém todas as memórias da humanidade e poderá usar isso para ter um bom reinado. Como é dito por Sansa, ele não pode ter herdeiros. Dessa forma, os próximos reis de Westeros sempre vão ser decididos por um conselho como o que teve no episódio final, uma espécie de votação indireta.

Esses foram os fins de alguns personagens mais importantes. Vamos sempre lembrar que o que vale é a jornada e relembrar essa grande história que foi Game of Thrones.