Baseada no livro de James Clavell, a série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão chegou para os assinantes do Star+ e Disney+ chamando muita atenção do público – muito por conta do nível alto de produção.
Em entrevista a revista Vanity Fair, o ator Hiroyuki Sanada (John Wick 4, Westworld) revelou que tinha sérias exigências para estrelar o projeto, e que uma delas seria a contratação de um elenco japonês para interpretar personagens japoneses.
“Há um mal entendimento, como quando me pedem para fazer uma versão muito estereotipada de algum personagem. Os tempos mudaram, e fico feliz por podermos fazer diferente. Antes de aceitar o papel, eu perguntei aos roteiristas, diretor e produtores como eles gostariam de mostrar o Japão para o mundo. Eu disse a eles que só aceitaria o papel se eles contratassem atores japoneses. Eu não poderia me envolver com o projeto em outro cenário. Eu claramente estabeleci essas condições”, disse Sanada.
E continua: “Eu sempre quis fazer algo sobre a cultura do Japão em Hollywood. E queria corrigir algumas coisas, falando de nossa cultura para o mundo de modo autentico. Quando consegui a oportunidade como produtor, fiquei feliz. ‘Essa é a minha chance de fazer o certo’, pensei“.
Hiroyuki Sanada interpreta o senhor feudal Yoshii Toranaga. A série começa quando o capitão inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) fica preso no Japão, e Toranaga vê no estrangeiro um meio de conseguir vencer uma trama política, com a ajuda da tradutora Toda Mariko (Anna Sawai). Tadanobu Asano, Eushin Lee, Yûki Kedôin, Hiroto Kanai e Tommy Bastow também estão no elenco.
A série é criação de Rachel Kondo e Justin Marks, com Marks (Counterpart: Mundo Paralelo, Top Gun: Maverick) atuando como showrunner e produtor executivo. Michaela Clavell, filha de James Clavell, falecido em 1994, Michael de Luca (A Rede Social), Ed McDonnell (Sicario: Terra de Ninguém) e Hiroyuki Sanada também são produtores.
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão tem lançamento semanal no streaming.