Com base no Japão feudal, a nova série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão ganhou uma comparação com a famosa produção da HBO: Game of Thrones. Mas, para o diretor Jonathan van Tulleken, tem mais a ver com outra série de sucesso da HBO.
Em conversa à BBC (via Deadline), van Tulleken comenta que “Xógum” é muito mais parecida com Succession ou House of Cards do que “Game of Thrones”.
“A série é sobre intriga, personagens e jogo político”, disse van Tulleken, que dirigiu os dois primeiros episódios. “Este é um mundo perigoso onde a violência pode surgir do nada, mas o perigo real está nas planos. Uma conversa pode ser tão perigosa quanto qualquer outra coisa. Uma comparação melhor [do que Game of Thrones] seria Succession ou House of Cards”.
Baseada no livro de James Clavell, a série é ambientada no começo do século XVII, quando o marinheiro inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) fica preso no Japão, e seu caminho se cruza com o poderoso o senhor feudal Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) e a misteriosa tradutora Toda Mariko (Anna Sawai). Tadanobu Asano, Eushin Lee, Yûki Kedôin, Hiroto Kanai e Tommy Bastow também estão no elenco.
A série é criação de Rachel Kondo e Justin Marks, com Marks (Counterpart: Mundo Paralelo, Top Gun: Maverick) atuando como showrunner e produtor executivo. Michaela Clavell, filha de James Clavell, falecido em 1994, Michael de Luca (A Rede Social), Ed McDonnell (Sicario: Terra de Ninguém) e Hiroyuki Sanada também são produtores.
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” tem lançamento semanal para os assinantes do Star+ e Disney+.