O documentário The Last Cruise, um relato em primeira pessoa do pesadelo vivido a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess após o início da pandemia da Covid-19, estreia na quarta-feira, 31 de março, às 22h, na HBO e HBO GO.
Com imagens registradas pelos passageiros e pela tripulação, The Last Cruise, conta histórias vividas a bordo do cruzeiro no começo da pandemia. No dia 26 de fevereiro de 2020, o navio registrava mais da metade de todos os casos de Covid-19 fora da China, com mais de 700 pessoas infectadas. Assista ao trailer:
O navio Diamond Princess ancorado em quarentena em um porto do Japão se tornou um espetáculo global – um símbolo distante do novo vírus e do seu poder de acabar com qualquer noção de normalidade. Cenas que pareciam de outro mundo – cientistas usando trajes contra substâncias perigosas, passageiros com máscaras e equipes de limpeza desinfetando restaurantes vazios a bordo tomaram conta dos noticiários. Com poucas informações disponíveis sobre o novo vírus e recursos limitados, os casos no navio dispararam. Eles passaram a se chamar “trabalhadores essenciais”. O navio abrigou os primeiros cidadãos da Argentina, Israel, Portugal, Rússia, Ucrânia, Indonésia, Quirguistão e Nova Zelândia com teste positivo para a Covid-19.
Enquanto o Diamond Princess estava em quarentena, cientistas do governo dos Estados Unidos estudavam o que estava acontecendo a bordo. Apesar das suas descobertas de que o vírus provavelmente estava no ar e que pessoas assintomáticas contribuíam para a propagação, passou-se mais de um mês até o Centro de Controle de Doenças (CDC) estadunidense recomendar o uso de máscaras, e mais de dois meses – e um milhão de casos de Covid-19 confirmados nos Estados Unidos – até que orientou que pessoas assintomáticas que tivessem sido expostas ao vírus fossem testadas.
A HBO Documentary Films apresenta The Last Cruise, com direção e produção de Hannah Olson; produção de Shane Boris, Joe Beshenkovsky e James A Smith. Pela HBO, produção executiva de Nancy Abraham e Lisa Heller; produção sênior de Sara Rodriguez. O documentário também estará disponível no serviço HBO GO.