No dia 4 de agosto, o canal A&E transmitirá o último episódio da minissérie original “Secretos del Apóstol del Mal” (Segredos do Apóstolo do Mal). O programa aborda a história de Naasón Joaquín García, líder da igreja La Luz del Mundo e neto de seu fundador, que em junho de 2022 foi condenado a 16 anos e 8 meses de prisão por três acusações de abuso sexual contra menores.
A série documental, composta por cinco episódios, revela os segredos de três gerações que se proclamavam “a voz de Jesus Cristo” no mundo, mas que, na realidade, exploravam e abusavam de seus seguidores ao longo dos anos. Ao expor uma investigação exclusiva, o programa apresenta depoimentos de mais de 25 testemunhas, incluindo jornalistas e ex-membros da seita, que denunciam as práticas obscuras da Igreja. Além disso, há relatos de sobreviventes que afirmam ter sido vítimas de abuso sexual pelo líder conhecido como “Apóstolo de Jesus”.
Segredos do Apóstolo do Mal não apenas aborda casos de abuso sexual, mas também revela situações de abuso financeiro e trabalhista dentro da congregação. Ela expõe a corrupção que permeia a igreja e a posição dominante do líder Naasón Joaquín, que não apenas enriqueceu através do dízimo de seus seguidores, mas também possui ligações com o poder político e econômico.
O último episódio da temporada, intitulado “Julgamento”, retrata o desfecho do caso. Após um acordo com o Ministério Público da Califórnia, Naasón Joaquín García é sentenciado a 16 anos e 8 meses de prisão ao se declarar culpado das três acusações de abuso sexual contra menores. O juiz o descreve como “um predador sexual”.