A quadrinista brasileira Mary Cagnin apresentou em seu Twitter alguns argumentos sobre as semelhanças entre sua HQ Black Silence, de 2016, a série 1899.
Um dos grandes lançamentos da Netflix deste mês, a série 1899 é criação de Baran Bo Odar e Jantje Friese, criadores da série Dark. Com oito episódios, a trama acompanha um grupo de passageiros, com diferentes origens culturais, que estão à caminho dos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. No caminho, o navio encontra um barco à deriva, que estava desaparecido há meses, e logo, todos os passageiros passam a encarar seus piores pesadelos.
Mary diz que a série é idêntica ao seu quadrinho. Ela comentou que a questão dos códigos, as vozes e alguns detalhes – mesmo que sutis – na trama, estão presentes em seu quadrinho.
Ela contou que em 2017 participou de uma feira internacional famosa em Gotemburgo, na Suíça, e que entregou o quadrinho físico, com tradução para o inglês, para diversos editores europeus.
“Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pela meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele”, contou Mary.
Até o momento, a Netflix não comentou sobre o assunto. Confira mais detalhe sobre o trabalho de Mary Cagnin aqui. Abaixo está o fio escrito por ela no Twitter.
ESTOU EM CHOQUE.
O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016.
Segue o fio. pic.twitter.com/1deBicrBeQ
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022