Rick Riordan teve que se manifestar sobre as críticas com cunho racista que o elenco da série Percy Jackson e os Olimpianos tem recebido.
“É uma pena que esses posts precisem ser escritos”, escreveu Riordan em seu site oficial. O autor comentou sobre aqueles “que têm um problema com a escalação de Leah Jeffries como Annabeth Chase”.
Jeffries foi escalada há poucos dias junto de Aryan Simhadri para estrelar a série ao lado de Walker Scobell. Simhadri e Jeffries serão Grover e Annabeth, respectivamente.
“Deixei claro, como autor, que estava procurando os melhores atores para dar vida aos personagens, e que a aparência seria algo secundário para mim. Nós conseguimos. Levamos um ano para fazer esse processo minuciosamente e encontrar o melhor entre os melhores. Esse trio é o melhor. Leah Jeffries é Annabeth Chase”, falou Riordan.
E continua “Você está julgando a escalação dela para esse papel única e exclusivamente pela aparência. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrito nos livros como branco. Amigos, isso é racismo”.
“Se ainda está chateado com o elenco maravilhoso, então não importa quantas vezes você tenha lido os livros. Você não aprendeu nada com eles”, disse o autor.
Riordan também é produtor executivo e está no roteiro da série ao lado de Jon Steinberg (Black Sails), com James Bobin (Alice Através do Espelho) na direção do episódio piloto.
A história acompanha Percy, um jovem de 12 anos que descobre ser um semideus e filho de Poseidon. Quando o raio de Zeus é roubado, Percy é acusado e começa uma aventura para descobrir mais sobre si e o mundo em sua volta, além de tentar provar sua inocência.
As filmagens de Percy Jackson começam em breve, em Vancouver.