Duas gerações de mulheres imigrantes que têm em comum a mesma origem: a Bolívia. Elas são tema de episódio inédito da série Passaporte Feminino, que vem sendo exibida no canal Lifetime, comemorando o mês das mulheres. O episódio inédito Duas Gerações de Uma Mesma Bolívia, com apresentação e direção de Carol Massière, vai ao ar na segunda-feira, dia 27.
As convidadas são Sandybell e Beatriz – a primeira vive no Brasil há oito anos e a segunda há 27 – que mostram o contraste entre a jovem comunicativa e a mulher madura e discreta. Em comum, uma vida de muito trabalho, o amor pela Bolívia e a satisfação de morarem em São Paulo.
Natural de Santa Cruz de La Sierra, Sandybell sempre admirou a cultura brasileira e tinha o sonho de emigrar para o Brasil. Ao contrário de Beatriz, natural de Oruro, que se mudou por necessidades financeiras. Enquanto a primeira aceitou o desafio de morar em outro país por desejar expandir seus horizontes, a segunda veio em busca de melhores condições de vida para ela e sua família.
Beatriz é descendente dos Quíchua, povo indígena nativo da Bolívia, e mesmo morando no Brasil há quase 30 anos, ainda mantém traços culturais de suas origens. Ela reflete sobre seu passado, relembra da opressão machista que sofrera na infância e na juventude e se considera muito mais livre vivendo no Brasil. Hoje, ela trabalha com artesanatos bolivianos e canta e dança em um grupo folclórico. Em certo momento do episódio, Beatriz e seu marido, Daniel, apresentam uma canção tradicional boliviana.
Sandybell é jornalista e, ao vir ao Brasil, não imaginava que havia aqui uma enorme comunidade de imigrantes de seu país e diversas oportunidades profissionais como radialista e correspondente internacional para veículos da imprensa boliviana, vários deles sediados em São Paulo e voltados aos bolivianos que vivem no Brasil. Aqui, cobriu a Copa do Mundo, eleições, entre outros momentos importantes. Como hobby, ela gosta de cozinhar comidas típicas de seu país e apresenta um pouco dessa rica culinária à Carol Massière.
Após o episódio de Passaporte Feminino sobre as bolivianas, ainda irá ao ar o capítulo inédito: “PORTUGUESAS -O Laço Afetivo que Une Brasil e Portugal” e a reprise “IRANIANAS – A Força do Irã é Feminina”. O episódio “CHINESAS – Construindo a Própria Identidade em uma Cultura Milenar” e “ANGOLANAS – A Herança Cultural e Ancestral da Angola” já foram ao ar e agora estão disponíveis em streaming através de plataformas de operadoras como a Claro, Sky e Vivo.