A Netflix não planeja produzir filmes para os cinemas, comentou Ted Sarandos, atual co-CEO da plataforma de streaming (via Deadline).
“A divisão de filmes está indo muito bem. Os filmes da Netflix vencedores do Oscar, como o recente Nada de Novo no Front, foram muito populares entre os fãs, disse Sarandos”. E continua: “Estamos muito felizes com o investimento no cinema, é claro. Buscamos melhorá-lo, como fazemos com todos os nossos filmes, mas nossa estratégia de lançamento não mudou – há muitas maneiras de criar demanda para um filme, e levar pessoas para o cinema não é nossa prioridade. Atendemos essa demanda em nosso serviço de assinatura”, completa o CEO.
Como pioneira no ramo do streaming, a Netflix sempre buscou fortalecer sua plataforma de assinatura, e a janela de lançamento exclusivo nos cinemas não é algo em discussão na empresa. Os filmes, normalmente, que são produzidos por ela, e que podem ganhar alguma relevância no Oscar, ganham no máximo uma semana nos cinemas. Esse foi o caso de Glass Onion e Pinóquio, por sinal.
A Amazon (Prime Video), a Apple (Apple TV), a Disney (Disney+) e a Warner (Max), contudo, vão para o direcionamento contrário, buscando produzir e delimitar uma grande janela de lançamento nos cinemas.
“É tentador fazer a comparação entre os serviços”, disse Sarandos. No entanto, “as outras plataformas não têm nossa escala. Eles não possuem a base de assinantes ou a receita para suportar a estratégia que adotamos, mesmo com filmes de grande orçamento”, completa.