espelho lazaro ramos canal brasil
Séries

Lázaro Ramos estreia a 15ª temporada de "Espelho" no Canal Brasil

Edipo Pereira

25 ago, 2021

Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, Espelho segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania, arte, educação e cultura sem, é claro, abandonar as pautas identitárias e questões raciais. Na 15ª temporada, que estreia segunda, dia 30/08, às 23h, o programa segue compromissado com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. A lista de entrevistados inclui o rapper Mano Brown, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, a atriz Ingrid Guimarães, a ex-BBB Camilla de Lucas, a ministra do STF Cármen Lúcia e a cantora Gal Costa entre outros.

Gravado em meio à pandemia, em formato híbrido – com Lázaro em estúdio conversando com os convidados remotamente – o programa precisou se reinventar. “Durante esses anos todos, eu nunca fiz entrevista sem o ‘olho no olho’, sem a proximidade. Por outro lado, a gente conseguiu trazer pessoas que não seriam possíveis de ter sido trazidas para o Espelho, como a Chimamanda Adichie, que mora em outro país, o Mano Brown, que já tínhamos convidados outras vezes, mas não conseguíamos conciliar as agendas. Como esse formato das entrevistas remotas já estava um pouco desgastado, isso nos forçou a criar uma nova estética para o programa. Tudo isso foi muito saudável. Eu sinto que houve uma renovação”, conta Lázaro.

Ainda sobre as novidades da temporada, o apresentador explica: “A maior parte dos programas tem dois entrevistados, o que deixa as conversas mais dinâmicas. A característica da escuta ativa se mantem. São programas com um maior aprofundamento nas pautas urgentes da atualidade como política, religiosidade, discriminação, o papel de cada indivíduo na sociedade, como as pessoas estão planejando os próximos passos para suas vidas e o que estão sonhando para o país no futuro. Todas as entrevistas são bem-humoradas, mas densas quando precisam ser”.

No programa de estreia da nova temporada de Espelho, que tem o tema A (In)justiça do Homem: O Drama do Negro, Lázaro Ramos recebe Mano Brown. “Este programa de hoje, para mim, tem sabor de programa histórico. Sabe qual foi a primeira vez que eu tentei te entrevistar? Foi há 11 anos! Eu estou nervoso. A gente fica nervoso quando vai papear com o nosso ídolo. Preciso começar este programa, falando logo que você foi luz para mim na minha adolescência, num momento fundamental. E te entrevistar este ano, eu acho essencial porque a gente está precisando de luz de novo. Você pra mim é luz e eu fico feliz e honrado por você ter aceitado o convite”, é assim que Lázaro abre o programa. Ao longo dos 25 minutos que seguem, Brown fala sobre sua infância; o início dos Racionais e do ambiente que já existia e que favoreceu seu surgimento; seu histórico discurso no comício pró-Haddad, às vésperas das eleições de 2018; previsões para as eleições de 2022; sobre Boogie Naipe, seu último álbum; entre outros assuntos. Lázaro fecha o programa convidando Brown a atuar, no futuro, em algum filme dele .

Um dos destaques deste ano, no entanto, é um programa em que Lázaro passa o bastão de apresentador para Flávia Oliveira e ocupa a cadeira de entrevistado para falar, principalmente, sobre Medida Provisória, filme que marca sua estreia como diretor, e chega aos cinemas em novembro. Outra novidade da temporada de 2021 é que os programas, além de estarem disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay +Canais no dia em que vão ao ar na TV, podem ser ouvidos, em formato de podcast, no dia seguinte à exibição, nas plataformas digitais.

Deixe um comentário