As informações do estudo sobre Os Simpsons são do Fox Media Brasil
“Os Simpsons”, a série animada mais icônica da televisão, que tem episódios inéditos exibidos todas as segundas, a partir das 22h, na FOX, continua atraindo, agradando e divertindo cada vez mais o público, garantindo assim ótimos resultados de audiência para o canal. No ranking dos programas mais assistidos da FOX, a série está sempre no Top 3.
Em um estudo realizado pelo FOX Media Brasil, a unidade de Commercial Partnerships da FOX Networks Group (FNG) Brasil, através do FOX Fan Panel, uma ferramenta de pesquisa desenvolvida e gerenciada com a expertise do Instituto Ipsos e o departamento de FOX Business Inteligence, foi identificado como os telespectadores se relacionam com “Os Simpsons” e como eles avaliam as marcas presentes nos intervalos comerciais do programa.
Com objetivo de conhecer o que as pessoas pensam e sentem a respeito da série animada, foram realizadas 180 pesquisas online, em que os entrevistados responderam primeiramente um questionário e depois assistiram um episódio completo de “Os Simpsons” com cortes comerciais e finalmente responderam um segundo questionário. A inclusão de breaks comerciais, com anúncios de cinco categorias, permitiu analisar o poder de identificação entre “Os Simpsons” e as marcas.
Os resultados demonstraram que as pessoas na pesquisa possuem grande simpatia e interesse pelo produto e também que há grande identificação com ele. A maior parte dos entrevistados afirmaram que a série foi feita para eles (95%), que “Os Simpsons” os faz pensar de uma forma diferente (94%), e que os faz refletir de maneira divertida (97%).
Quando questionadas se “Os Simpsons” é de alguma maneira ofensiva ou politicamente incorreta, 96% das pessoas responderam que não e 94% não acham que a série seja um mau exemplo para a sociedade.
Finalmente, na análise das marcas presentes nos breaks, as pessoas mostraram grande empatia e associaram as marcas ali presentes com atributos muito positivos, como Qualidade (78%), Jovem (60%), Divertida (65%) e Confiável (68%).
Mais do que isso, o estudo testou o efeito de “Os Simpsons” na percepção de marca entre diversas categorias de produtos. Das mais tradicionais, como bancos e produtos de beleza, até as mais provocadoras, como cervejas e universidades. Para absolutamente todas as categorias, o envolvimento com “Os Simpsons” alavancou sua proximidade com o público, senso de inovação, intensão de compra, entre outras coisas.