Séries

Em Busca de Anselmo | Série documental chega na HBO Max

Edipo Pereira

13 abr, 2022

Já está disponível na HBO Max o primeiro episódio da série documental Em Busca de Anselmo, que mostra a trajetória de José Anselmo Santos, ex-marinheiro infiltrado em grupos de resistência à ditadura militar brasileira. Ao todo, a produção terá cinco episódios de 60 minutos cada, que serão disponibilizados na plataforma de streaming semanalmente, além do canal HBO, às 20h.

A série aborda a história deste personagem desde quando ele comandava a Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, e liderou a revolta dos marinheiros, cuja negociação orquestrada pelo até então presidente João Goulart não agradou os líderes políticos da época e culminou no golpe de 1964.

A partir daí começa a polêmica trajetória política de Anselmo. Ele foi preso logo depois da queda do presidente João Goulart. Os militantes de esquerda, ligados ao líder Leonel Brizola, organizaram a fuga de Anselmo da cadeia no Rio de Janeiro, e seu envio para Cuba, onde treinou táticas de guerrilha, com o objetivo de combater a ditadura no Brasil.

Poucos meses depois de seu retorno ao país, ele foi preso pelos agentes da equipe do Sérgio Fleury, que comandava o DOPS-SP, e depois fez acordo com ele para atuar como infiltrado.

José Anselmo dos Santos, conhecido como Cabo Anselmo, morreu no dia 15 de março de 2022 na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele estava com 80 anos e faleceu devido a complicações causadas por cálculo renal.

Com direção e roteiro de Carlos Alberto Jr, o documentário Em Busca de Anselmo é uma coprodução da WarnerMedia Latina America e Clariô Filmes, com recursos da Condecine -- Artigo 39, exclusiva para HBO e HBO Max.

Assista ao trailer no topo da postagem.

Deixe um comentário