O “Choque de Cultura” já tem data marcada para voltar ao Canal Brasil, com muitas novidades e a solução do mistério tão aguardada pelos fãs: quem é o ouvinte Bernardo, personagem do podcast “Ambiente de Música”. A nova temporada da série, que estreia na próxima segunda, dia 24 de abril, contará pela primeira vez com participações especiais e traz discussões sobre filmes nacionais e internacionais com os argumentos que só Renan de Almeida (Daniel Furlan), Julinho da Van (Leandro Ramos), Maurílio dos Anjos (Raul Chequer) e Rogerinho do Ingá (Caíto Mainier) são capazes de fazer. Os treze programas inéditos são dirigidos por David Benincá e serão exibidos sempre às segundas, às 22h. No dia 24, os três primeiros episódios estreiam também no Globoplay + Canais Ao Vivo.
Depois de sua última temporada no canal, em 2021, o “Choque de Cultura” dedicou-se durante dois anos ao podcast “Ambiente de Música”, até porque o líder do programa, Rogerinho do Ingá (Caíto Mainier), estava de licença depois de “acidentalmente ter sido espancado pelos colegas durante o último episódio”, como brinca Furlan. Apesar de não contarem com a presença de Rogerinho, os pilotos Renan de Almeida, Julinho da Van e Maurílio dos Anjos não se saíram nada mal, já que o podcast ficou em 1º lugar no Spotify Brasil tanto na primeira temporada, em 2021, quanto na segunda, em 2022.
Na nova temporada da série, os pilotos prometem abordar lançamentos como ‘Barbie’, ‘John Wick’, ‘Indiana Jones’ e ‘Cavaleiros do Zodíaco’, além de compilações como ‘Top Agressão Nacional’, ‘Brasil contra o resto do mundo’, ‘Hassum: Vida e Obra’ e ‘Filmes de Direita vs Filmes de Esquerda’. O primeiro episódio, “Prólogo”, vai revelar a verdadeira identidade de Bernardo, personagem do podcast. A série conta ainda com as participações especiais de Márcio Vito; Luciana Paes, no papel da maquiadora e cabeleireira Bia; e Paulo Tiefenthaler, como o preparador de atores Camilo. Murilo Benício é mais um convidado e participa do episódio da premiação “Meu Gurgel de Bronze” na categoria Novelas. O ator interpreta ele mesmo.
“Já tivemos uma série de mistérios com o podcast de música, mas agora o público vai saber de tudo! Acho que sempre conseguimos chegar a um formato que gostamos, com algumas coisas planejadas e outras que adicionamos conforme vão acontecendo nas filmagens”, aponta Caíto Mainier. “Temos um processo de levantamento de ideias até uma redação final. Tudo com muita improvisação, mas é um roteiro que realmente foi muito pensado e trabalhado até a filmagem”, explica David Benincá, diretor da atração.
“Vamos analisar clássicos do cinema nacional e lançamentos mundiais, vamos botar filmes brasileiros para brigar com outros, em um grande UFC do cinema”, destaca Raul Chequer. “Essa nova temporada tem caça níquel, crise no jogo do bicho, muito cinema, algumas séries, tem intriga. Vai ser um choque de cultura mais quente do ponto de vista jornalístico”, explica Leandro Ramos. “Tudo isso sem contar o episódio mais polêmico de sua história, criticando o incriticável ‘O Auto da Compadecida’”, revela Daniel Furlan.
A parceria entre Choque de Cultura e Canal Brasil é de sucesso, a primeira temporada do programa alcançou 4,6 milhões de pessoas desde que estreou no canal. O podcast “Ambiente de Música”, produzido pelo Canal Brasil, teve mais de 1,6 milhão de streamings no Spotify em 2022, chegou ao 1º lugar nos mais ouvidos e está na lista dos top 1% podcasts mais compartilhados do mundo. No Globoplay, o programa de áudio ocupa o quinto lugar nos top 10 podcasts mais ouvidos da plataforma.