Séries

Canal Brasil | Lucy e Luiz Carlos Barreto comentam 'O Quatrilho' em 'O País do Cinema' desta quinta

Edipo Pereira

19 out, 2017

Ícones do cinema nacional, Lucy e Luiz Carlos Barreto conversam com Fabíula Nascimento nesta quinta-feira, dia 19, às 21h30, no Canal Brasil, sobre a realização do longa “O Quatrilho”, lançado em 1995 e indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. Ao lado de “Carlota Joaquina”, o filme marca o início do período conhecido como a retomada da sétima arte no país. “Foram os dois filmes que ultrapassaram um milhão de espectadores, os dois, coisas que não aconteciam há cinco, seis anos no cinema brasileiro do pós-Collor. Esses filmes marcaram não só a retomada de produção, mas do mercado”, relembra Luiz Carlos Barreto.
Lucy conta que praticamente se mudou para Caxias do Sul, na serra gaúcha, por conta da produção. Foi assim que entrou em contato com Nestor Perini, então presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias, que a colocou em contato com sindicatos. “Nós tínhamos o chamado primeiro certificado da Lei do Audiovisual, cuja soma não era suficiente para a ambição do filme. Um filme de época, com figurino e ambientação de época. Ele fez um chamado à população pedindo que as pessoas colaborassem, dizendo que o filme contaria a história da região. Acho que o Rio Grande do Sul sabe da importância do cinema para a economia do estado”, reflete a produtora.
Ela ainda fala sobre a escolha do elenco, que tem Patricia Pillar, Gloria Pires, Bruno Campos e Alexandre Paternost. “Havia uma dificuldade pois tínhamos que ter quatro nomes, digamos, quatro bons atores, e resolvemos ter duas grandes atrizes e dois atores pouco conhecidos”.
Deixe um comentário