1899 1899

Baran Bo Odar, criador de 1899, comenta sobre a acusação de plágio na série

Depois da repercussão (ainda que pouca) sobre as semelhanças entre o quadrinho da brasileira Mary Cagnin e a série 1899, o criador Baran Bo Odar, se pronunciou.

Odar também compartilhou uma nota da Netflix sobre o assunto. Leia abaixo:

“Eu queria permanecer calada, mas foi demais ver os criadores recebendo mensagens dolorosas, que basicamente os insultam. Eles são duas pessoas incrivelmente talentosas e trabalharam pesado na concepção de uma história original. Fico extremamente triste e irritada quando a massa segue uma ideia sem saber do que estão falando. ‘1899’ é um projeto especial no qual eles trabalham há anos e não há nenhuma relação com a graphic novel. Se você assistiu a série e leu os quadrinhos , você saberia e não precisaríamos ter esta conversa. Eu sempre vou defendê-los porque sei que o que eles criaram é algo único”.

Já Bo Odar disse que não conhecia o trabalho de Cagnin e que está em contato com a artista brasileira para resolver tudo.

“Obrigado, @1899netflix por essas palavras gentis. Elas significam muito para nós. Como já mencionei em meu post anterior: Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, pois sabemos o que ser um artista. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. a internet se tornou um lugar estranho. por favor, mais amor em vez de ódio”, escreveu Odar.


Criação de Baran Bo Odar e Jantje Friese, criadores da série Dark, a trama acompanha um grupo de passageiros, com diferentes origens culturais, que estão à caminho dos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. No caminho, o navio encontra um barco à deriva, que estava desaparecido há meses, e logo, todos os passageiros passam a encarar seus piores pesadelos.