A-procura-de-Deus-history-2-guerra-na-ucrania
Séries

À Procura de Deus tem episódio final na guerra na Ucrânia

Edipo Pereira

16 jun, 2022

HISTORY 2 encerra a segunda temporada da série documental de sucesso À procura de Deus (Looking for God), na próxima segunda-feira, 20 de junho, com um impactante episódio gravado na Ucrânia, durante os primeiros dias da invasão russa.

No episódio Ventos de Guerra e Religião, o jornalista chileno Jorge Said entra na Ucrânia para fazer um registro em primeira pessoa do conflito que colocou o mundo inteiro em alerta.

Viajando pelo vasto território da Ucrânia, Said e sua equipe chegam às linhas de frente em Donbass, Mauripol e Donetz, onde vivem sob a ameaça de terror de armas, e bombardeios em Kyiv e Irpin. E é em meio a esse conflito armado que ele tentará entender qual é o papel que a fé desempenha em meio a uma guerra, quais são os ritos e a que se apegam espiritualmente aqueles que estão dispostos a dar a vida por seu país. O cisma da Igreja Ortodoxa e o drama inconsolável de seus habitantes.

“Vimos como o presidente da Rússia usa a religião como arma de guerra, por isso as igrejas ortodoxas estão separadas. Então, de certa forma, não estamos falando de unidade, que abordamos muito na primeira temporada. Aqui estamos falando de guerra, de separação. E essas duas igrejas ortodoxas, a da Rússia, que tem muitas igrejas na Ucrânia, e a Igreja ucraniana, que a partir de 2014 se separou. Por isso, também vemos a religião hoje como uma arma de combate, uma arma de guerra”, afirmou Jorge Said.

Durante sua passagem pela Ucrânia, o cineasta chileno viveu momentos difíceis com o jornalista argentino Joaquín Sánchez, com quem enfrentou episódios violentos durante o início do conflito com a Rússia. “Encontramos Jorge na Praça Maidan em Kyiv, conversamos apenas alguns minutos e ele me convidou para ir com ele a Irpin, que era uma área proibida na época. Sabíamos que a Rússia queria tomar a cidade e estavam ocorrendo combates muito fortes, bombardeios permanentes, evacuação de civis sob corredores bombardeados. Jorge conseguiu se aproximar e a partir desse dia ele se tornou meu irmão porque estávamos sob fogo cruzado, vimos bombas a 20 ou 30 metros de distância e tivemos que evacuar. A partir daí, seguimos trabalhando juntos e vi em primeira mão seu jeito humano e incrivelmente corajoso. Trabalhamos lado a lado e foi muito intenso. O que te une à cobertura de guerra é muito forte”, afirmou Joaquín Sánchez.

À Procura Deus é uma produção do Canal 13 do Chile e uma realização do jornalista Jorge Said e sua equipe do Millenium Monde. Na primeira temporada, Said surpreendeu o público com registros de grandes romarias religiosas e com uma câmera na mão percorreu países como Iraque, Japão, China, Índia, Israel, onde exibiu as mais importantes procissões espirituais do mundo, tornando-se o programa mais assistido do History 2 em 2021.

Deixe um comentário