The Mandalorian | 5 referências aos filmes de western na série

0
The Mandalorian

The Mandalorian finalmente estreou no Disney+, novo serviço de streaming da Disney. Revelando-se extremamente promissora, a série traz em seu primeiro episódio muito dos filmes clássicos de Star Wars, especialmente Uma Nova Esperança.

De cara, o que chama bastante atenção são suas diversas referências a filmes de western. George Lucas já havia explorado isso na saga, mas o gênero nunca esteve tão presente dentro do universo de Guerra nas Estrelas como agora.

Confira cinco referências aos famosos “filmes de cowboy” que podemos ver na série:

1. Homem sem nome

A primeira série live-action ambientada no universo Star Wars tem como protagonista um misterioso mandaloriano interpretado pelo ator Pedro Pascal (Game of Thrones; Narcos). Seu episódio piloto apresenta o personagem como um caçador de recompensas solitário e de poucas palavras que vaga pelos mais hostis lugares da galáxia.

Nos cinemas, Clint Eastwood já interpretou um personagem parecido na famosa Trilogia do Homem Sem Nome (Por um Punhado de Dólares; Três Homens em ConflitoPor uns Dólares a Mais), onde era apresentado como um anônimo pistoleiro rápido no gatilho que nunca revelava sua identidade.

2. Ambientação

Futuro empoeirado

Filmes de western sempre foram facilmente identificados por suas ambientações. Muitos hectares de paisagem desértica, lugares isolados do mapa pouco povoados e cheios de foras-da-lei, bares ameaçadores. George Lucas trouxe isso para saga ao introduzir o personagem de Luke Skywalker em Tatooine. Esse futuro empoeirado está de volta com toda força na série da Disney.

3. Trilha sonora

Uma das características que sempre se destacaram em todo bom western sem dúvida foram suas trilhas sonoras. Mestres como o italiano Ennio Morricone deixaram sua marca no cinema com verdadeiras obras-primas feitas para o gênero. Fugindo de qualquer sonoridade que remeta à trilha original de John Williams, The Mandalorian não tem medo de se arriscar e preenche suas cenas com uma identidade musical própria – composta por Ludwig Göransson –, repletas de trechos que remetem diretamente aos grandes filmes de faroeste do passado.

4. Montaria

O mandaloriano e seu blurrgs

Todo protagonista de western que se preze precisa ter um fiel cavalo como companheiro. Como estamos falando do universo de Star Wars, a montaria em questão é um pouco diferente. Na série, conhecemos os blurrgs, monstruosos seres que andam em duas patas e podem ser domesticados para fins de transporte. Assim, o mandaloriano – que carrega a fama de seus ancestrais, por terem montado em grandes mythossauros – precisa aprender a domar um desses ameaçadores bichinhos.

5. Bang bang nas estrelas

Mesmo sendo figuras solitárias, os protagonistas de faroeste muitas vezes se unem em suas jornadas a outros personagens com interesses em comum. Aqui somos apresentados ao ingênuo droide IG-11 (voz de Taika Waititi), também um caçador de recompensas que possivelmente deve acompanhar o mandaloriano sem nome em algumas de suas aventuras. No primeiro episódio, os dois se juntam para dividir uma cena de bang bang clássica, com direito a pistoleiros no telhado e muito tiroteio.

Mas fala você: encontrou mais referências a filmes de western em The Mandalorian? Se encontrou, deixa aí nos comentários.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.