O Mecanismo: o que esperar da 3ª temporada? – Parte 2

0
392
o mecanismo netflix 2a temporada josé padilha selton mello

São tantas maluquices acontecendo em 2019 que eu aposto que José Padilha, criador da série O Mecanismo da Netflix, deve estar trabalhando com muita dedicação na 3ª temporada do programa.

O segundo ano continuou abordando a investigação de Ruffo (Selton Mello) e Verena (Caroline Abras) no que conhecemos aqui no Brasil como a Operação Lava Jato, popularizando assim figuras como o então juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Fizemos uma lista há algum tempo sobre o que esperar da 3ª temporada de O Mecanismo, mas – como disse acima – 2019 demandou uma segunda parte dessa lista, devido ao caráter extraordinário de acontecimentos bizarros deste ano. Confira:

1Vaza Jato

Será um caminho natural para a série abordar as revelações do jornal The Intercept, encabeçado pelo vencedor do Prêmio Pulitzer Glenn Greenwald. Ele revelou que o então juiz Moro trabalhou como investigador, combinando com Deltan, uma série de movimentos do caso que colocou na cadeia o ex-presidente Lula. A conduta é repudiável e criminosa para um juiz, que se pautou no apelo popular para atropelar a lei e agir de acordo com seus interesses.

2Escândalo da Usina de Itaipú

Há uma crise acontecendo no Paraguai atualmente, devido a uma acordo secreto com o Brasil a respeito do fornecimento da energia gerada pela usina de Itaipú. Isso tem feito com que o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, venha sofrendo um desgaste político ao ser acusado de traição, pois o acordo traria um prejuízo de US$ 200 milhões ao país. Como em O Mecanismo tivemos alguns episódios ambientados no Paraguai, Ruffo poderia migrar suas investigações para esse caso, que teve participação do suplente do senador Major Olímpio, do PSL, partido do presidente e dos seus filhos.

3Família da Michelle

Investigações da revista Veja apontaram recentemente um passado bastante conturbado para a família da Primeira-Dama, Michelle Bolsonaro, onde sua avó foi condenada por tráfico de drogas e sua mãe acusada de falsidade ideológica. Além disso, ela possui dois tios com um histórico bastante conturbado.

4Filho Embaixador

Outro caso que repercutiu muito foi a nomeação do filho do presidente, Eduardo, a em baixador dos Estados Unidos. Ainda está acontecendo uma disputa sobre a legalidade da coisa, pois esse acontecimento caracteriza um nepotismo claro – ainda mais para um mandatário que se elegeu questionando a moralidade de indicações para cargos importantes.

5Cadê o Queiroz?

Uma prática muito comum da família Bozo – e de muitos outros políticos (de esquerda, centro e de direita) é a do “rachadinho”, ou seja, empregar pessoas para seu gabinete apenas com a intenção do próprio político pegar de volta pra ele parte do salário. Nesse sentido, temos o caso do filho Flávio e seu ex-acessor Fabrício Queiroz, ex-policial militar e amigo dos Bozo, que teve atuação central nesse esquema. O sujeito está desaparecido, e as investigações sobre o caso andando a passos de tartaruga.

Ainda não há uma previsão para a 3ª temporada de O Mecanismo na Netflix.