My Girlfriend is a Nine-tailed Fox doramas dorama My Girlfriend is a Nine-tailed Fox doramas dorama

Doramas | O que são e 5 dicas de diferentes gêneros

No final do ano passado, uma boa parte do mundo foi surpreendido com o fenômeno sul-coreano Parasita. Posso afirmar que muitos já conheciam a magnitude do cinema e  da TV coreana, e nesse post falarei um pouco sobre os doramas, alguns dos quais podem ser considerados clássicos ou que simplesmente me marcaram. Tem dorama de todos os gêneros para ninguém ficar de fora e poder curtir um pouco desse outro lado da cultura coreana.

Primeiramente, dorama (드라마) é a pronúncia coreana para a palavra drama. Então quer dizer que só tem coisas dramáticas aqui? Não. Dorama ou drama é como as novelas são chamadas lá e também por fãs do gênero. 

O sistema de exibição dos doramas é diferente, se comparado ao do Brasil. Aqui, cada novela tem seu horário, todos os dias úteis de uma semana. Na Coreia, os doramas são comumente exibidos em dois dias da semana, alternados ou apenas um dia. Também tem o que passa todos os dias, tudo depende do canal e do dorama. Outra diferença é o tempo de exibição, já que aqui as novelas chegam a ter mais de 300 episódios, enquanto os doramas tendem a ter de 16 a 30 episódios, embora alguns possam passar de 100 episódios, além das minisséries, que podem ter de 2 a 8 episódios. Bom, pelo menos não vi ou assisti nenhuma maior que isso.

Doramas

A lista a seguir são de doramas que já assisti e me marcaram de alguma forma. Eles estão organizados por ano de exibição, não por preferência.

Boys Over Flowers (2009)

Esse dorama foi inspirado no mangá Hana Yori Dango. Para quem já leu o mangá ou viu o live action japonês, conhece bem o plot. Mas a versão coreana, assim como o live action japonês ou J-Drama, possui várias modificações.

Em Boys Over Flowers, Go JanDi é uma garota pobre que acaba ganhando a chance de ingressar em uma escola de ricos. Como? Impedindo que um aluno dessa mesma escola cometa suicídio. A partir daquele momento, JanDi entrelaçou seu destino ao F4, o grupo de garotos mais ricos e bonitos da escola. F4 é a abreviação de Flower 4, que simboliza quatro meninos tão bonitos quantos flores. Daí o nome do dorama.

Bullying, comédia, intrigas, independência, amizade e problemas sociais são o recheio desse dorama, que fez um tremendo sucesso e  pode ser considerado um clássico, contendo apenas 25 episódios. Na Netflix tem a versão chinesa, o Jardim de Meteoros.

https://www.youtube.com/watch?v=_uSSLwDCP4U

You’re Beautiful (2009)

Go MiNyeo é uma garota que estuda em um convento, enquanto seu irmão gêmeo, Go MiNam, é um cantor. Tudo vai bem, até que MiNam entra em um grupo famoso, o A.N.Jell, mas tem que ir aos EUA para uma cirurgia plástica. E é então que tudo na vida de MiNyeo muda. Ela tinha que apenas se passar por seu irmão para assinar um contrato, mas claro que não seria só isso. Acaba que Go MiNam tem que fazer uma nova cirurgia e MiNyeo tem que continuar vivendo como seu irmão.

Nesse dorama temos um dos ingredientes mais usados pelos asiáticos: alguém transvestido. Seja para conquistar alguém, seja para ajudar alguém, eles adoram transvestir as pessoas, como no J-Drama Hana Kimi e em sua versão coreana, To The Beautiful You, e muitos outros. Vocês podem esperar por muitas risadas, situações românticas, tristes e constrangedoras nessa história.

My Girlfriend is a Nine-tailed Fox (2010)

Realidade se mistura com fantasia nesse dorama. Quando um riquinho mal acostumado finalmente está para receber um lição, ele dá um jeito de escapar. Mas, no meio da fuga, ele acaba por libertar uma antiga lenda de seu confinamento. Então ele se vê com uma lenda, que possivelmente irá comer o seu coração, em seu encalço 24 horas por dia.

Esse dorama fala um pouco sobre a lenda da raposa de nove caudas, que dizem ser muito bonita, mas que por causa de uma decepção amorosa, passou a se vingar comendo o coração dos homens. Claro que tudo se passa de uma maneira mais moderna para o ano de 2010, vale lembrar. Assim como tentam amenizar a imagem da raposa, revelando que ela não come corações. Pelo menos no dorama.

It’s Okay, That’s Love (2014)

O tema desse dorama é um pouco mais sério, mas não quer dizer que não tenha uma pitada de comédia. A trama envolve pessoas com transtornos de ansiedade, TOC, fobia sexual etc.

Quando uma mulher se envolve com um escritor, ela nem imagina os fantasmas dos quais ele se esconde no banheiro. Nem ele sabe o que ela sente em relação a ter intimidade.

A trama envolve amizade, amor, recuperação e sobrevivência em uma sociedade deficiente, que julga os seus. Possui um crescimento estável dos personagens, que se propaga de uma maneira super interessante e bonita. Vale a pena assistir, se você gosta de ver que é sim possível sair de uma situação em que tudo diz o contrário.

https://www.youtube.com/watch?v=PdP_wR6k9Jw

Hello Monster (2015)

Esse é um thriller policial envolvendo psicomaniacos que adoram um jogo de gato e rato. Quando um detetive começa a relembrar coisas do passado, ele vai em busca de respostas para saber o que realmente aconteceu anos antes, quando seu pai foi assassinado e seu irmão mais novo, sequestrado. Durante sua busca por respostas, o detetive Lee Hyun também soluciona outros casos que ajudam por trazer o passado que ele tanto procura.

Intrigas e drama tem uma porcentagem maravilhosamente balanceada nesse dorama. Os personagens se envolvem na trama de uma maneira que fazem todos os acontecimentos do dorama serem de tirar o fôlego. Fora que a atuação de alguns atores é de merecimento de vários prêmios.

https://www.youtube.com/watch?v=resXjGLQMxE

Cada dorama é feito com toda a atenção e seriedade para que um ótimo trabalho seja entregue ao público, nacional e internacional. Claro, aqui tenho apenas uma pequena lista de doramas, mas existem muitos outros que são espetaculares, cada um com o seu tema, cada um com suas alusões de sociedade, fantasiosa ou real. 

Então, o que está esperando? O que me diz sobre dar uma olhadinha em alguns desses doramas? Deem uma chance e se surpreendam.