O History estreia neste sábado, 2 de agosto, Casos Chocantes da História, uma série documental apresentada pelo jornalista Tony Harris. A produção revive os momentos mais impactantes captados por câmeras reais, ao redor do mundo: acidentes surpreendentes, desastres naturais, falhas humanas e ataques de animais, entre outros acontecimentos extremos. A proposta é fazer uma imersão profunda no que aconteceu e revelar a verdade por trás de cada caso. Sem fake news nem inteligência artificial — todos os casos apresentados realmente aconteceram e se tornaram virais por sua crueza e dramatismo.
A história se forja em momentos em que a vida está por um fio; quando decisões tomadas em frações de segundo fazem a diferença entre o desastre e a sobrevivência; quando o mundo seguro e ordenado às vezes se desintegra no caos. São esses acontecimentos extraordinários que Casos Chocantes da História analisa, com a apresentação de Tony Harris, que também se destaca nas séries do History Mistérios Revelados e seu spin-off Mistérios Revelados: Edição Alienígena.
Casos Chocantes da História reconstrói, em cada episódio, entre sete e oito acontecimentos — a maioria ocorrida na última década e viralizada nas redes sociais ao redor do mundo — que mostram como situações de alto risco podem se desencadear repentinamente. A partir das gravações reais, acompanhadas por recriações em computação gráfica, depoimentos impactantes de quem viveu esses momentos e a análise de especialistas, a série busca explicar como esses incidentes aconteceram, o que deu errado e o que pode ser aprendido para evitar tragédias semelhantes. Aos relatos somam-se dados históricos, estatísticas e comparações com outros casos, permitindo compreender mais profundamente os padrões por trás desses acontecimentos. Cada caso é analisado minuciosamente com a ajuda de especialistas em segurança, engenharia, ciência, geologia, biologia e jornalismo científico.
A série também foca na América Latina, com histórias arrepiantes da região. Em Tultepec, no México, uma sequência de explosões em um mercado de fogos de artifício causou a morte de mais de 40 pessoas em 2016. Na Ilha Guadalupe, um tubarão conseguiu entrar em uma jaula de mergulho com um turista dentro, gerando imagens tão incríveis quanto angustiantes. E, em Barra Mansa, no Brasil, dois ciclistas escaparam por segundos ao fugir de um trem que se aproximava enquanto atravessavam um túnel. Todos esses casos foram registrados por câmeras e permitem avaliar como, muitas vezes, a tragédia acontece devido a uma cadeia de falhas evitáveis.
Cada episódio de Casos Chocantes da História inclui também o segmento especial “Throwback”, que relembra um fato histórico tão surpreendente quanto revelador. Desde o salto de paraquedas fracassado da Torre Eiffel em 1912 até a trágica explosão do dirigível Hindenburg em 1937, ou a tentativa insólita de explodir uma baleia morta com dinamite no Oregon em 1970. Também são relembradas a catástrofe do “Concorde russo” na França em 1973, o colapso de uma fuga extrema nos anos 90, o frustrado recorde do Balloon Fest em 1986, o tsunami no Oceano Índico em 2004 e o trágico acidente ocorrido em 10 de maio de 1967 na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, quando um protótipo experimental da NASA, a aeronave M2-F2, pilotada por Bruce Peterson, caiu após um teste — fato que inspirou a icônica cena do acidente aéreo na abertura da popular série dos anos 70 O Homem de Seis Milhões de Dólares. Essas histórias do passado permitem traçar paralelos com os casos atuais e entender como, mesmo com cenários diferentes, certos erros podem se repetir.
No episódio de estreia, Baleia explosiva, ataque de jacaré, tragédia no show aéreo de Dallas e caos no teleférico, Harris analisa, com ajuda de especialistas, diferentes eventos: aviões militares que colidiram em show aéreo em Dallas, esquiadores que foram lançados de um teleférico descontrolado na Rússia e o caso da explosão de uma baleia com dinamite em 1970.
Classificação Indicativa: 12 anos