The Mandalorian 1×04 – Sanctuary (Disney+) | Crítica

0
the-mandalorian-ep-1x04-disney-star-wars

Quarto episódio da série do “bebê Yoda” é o mais fraco até aqui, mas também é o mais fofo; The Mandalorian é uma exclusividade do Disney+

Seguimos com nossas análises por episódio de The Mandalorian, série exclusiva do serviço de streaming Disney+ que atinge seu capítulo 1×04. Anteriormente, vimos o protagonista vivido por Pedro Pascal se rebelar contra os contratantes de seus serviços, pois estavam promovendo experimentos no fofíssimo bebê da mesma raça do Yoda, o que além de repugnante, serviu de gatilho para o mandaloriano relembrar do seu sofrido passado.

Estágio de diretora na Disney

Bryce Dallas Howard é a diretora do episódio, que até aqui me parece o mais fraco de todos, mas não é ruim. Não é exatamente pelo seu roteiro trivial que a qualidade cai um teco, mas pelo modo rápido como as coisas acontecem: as disputas são resolvidas de modo apressado, sem muito tempo para absorção de sentimento dos personagens em relação aos dramas. Isso prejudica um pouco a estrutura emocional da trama, que acaba se salvando pelo apelo lúdico da relação protagonista + “Bebê Yoda”.

Howard é conhecida pela sua carreira como atriz, tendo vivido personagens em Jurassic World, Black Mirror e A Vila. Pode ser que ela tenha futuro como diretora – e fazer estágio na Disney deve ajudá-la nesse sentido.

the-mandalorian-ep-1x04-disney-star-wars

Esse é o caminho

O personagem de Pedro Pascal tem novamente questionado o comprometimento de seu povo, que tem um rígido conjunto de regras a serem seguidas. Nesse caso, a conversa fica centralizada no uso do capacete, que não pode ser retirado em público. Caso isso ocorra, seu destino é a expulsão.

O episódio 1×04 de The Mandalorian é ambientado num planeta nanico (Sorgan) e longe dos holofotes. Aparentemente, é o ideal para a inusitada dupla buscar refúgio. Mas o mote desse episódio é apresentar como “Mando” e a “criança” poderiam viver bem num local de paz, rodeados por plantações e coisas simples da vida.

the-mandalorian-ep-1x04-disney-star-wars

Quem é Cara Dune?

Um grande destaque do episódio 1×04 é Cara Dune (Gina Carano, a Pó de Anjo no filme do Deadpool) – soldada que tinha ligação com a rebelião e, após a batalha crucial de Endor em O Retorno de Jedi, resolveu se aposentar por não se adequar mais ao mundo pós queda do Império.

Cara Dune acaba cruzando sua trajetória com a dos protagonistas, sendo importante figura para a resolução dos problemas em Sanctuary. Ao mesmo tempo, pode ser uma personagem agradável de ver um retorno mais adiante.

De história mais episódica, The Mandalorian consegue trazer ainda mais fofura neste capítulo, mantendo viva a chama Star Wars (com diversas referências que funcionam bem no contexto) ao explorar ainda mais os dramas do protagonista e do povo que ele representa.